Em um futuro breve, a longevidade dos negócios dependerá do comprometimento da marca com questões de gestão sustentável. Segmentos do varejo entenderam que a aplicação do ESG deve ser efetiva. Para que esse cenário desponte, operações devem ser reformualdas com o objetivo de gerar mudanças rápidas na cadeia de produção, distribuição e consumo.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, em 2021 se iniciou uma década chamada de “Grande Reinicialização” ou “Great Reset”: uma nova ordem mundial marcada pela busca de um futuro mais justo, mais sustentável e resiliente. Nessa grande mudança para os próximos anos haverá alguns grandes desafios e mudanças de comportamentos.

Métricas corporativas

Em 2030, a luta contra o clima será sobre a mudança e adaptação, mitigando danos no planeta. Com ocorrências climáticas cada vez mais severas continuando a causar perda de vidas e do habitat, é provável que surjam novos mercados de estoque sustentável, com a incorporação da sustentabilidade em métricas corporativas. Para as organizações, a falta de comprometimento sobre as mudanças climáticas deve ser considerada pelos consumidores um ato imperdoável.

Nessa década, as marcas precisarão reconsiderar seus clientes como ativistas, impulsionados em suas tomadas de decisão pautadas em uma nova gama de influências e causas, desde mudanças climáticas à privacidade de dados e novas definições de identidade.

Mudanças no ecossistema

E as empresas? Para a própria longevidade dos negócios, elas precisam investir em gestão sustentável. Segmentos do comércio e varejo já se deram conta disso. Operações devem ser reformuladas para poder gerar mudanças rápidas para todos os envolvidos na cadeia de produção, distribuição e consumo.

Em um futuro muito breve, o conceito de identidade deve evoluir ainda mais, incorporando valores de preservação ambiental, incluindo atitudes sustentáveis, além de direitos para as minorias. Isso dará aos consumidores novos parâmetros de pertencimento e representatividade, transformando a relação com as marcas.

Novos hábitos de consumo

O varejo possui enorme poder para gerar transformações, afinal, está em contato direto com o consumidor e tem amplas condições de contribuir na educação para novos hábitos de consumo. A partir do engajamento do varejo atual, a sustentabilidade passa a estar presente na estratégia do negócio e todos saem ganhando.

O IBEVAR contribui com o mercado estimulando debates sobre esses temas que estão na crista da onda do varejo. Os comitês do IBEVAR possuem encontros periódicos entre os membros executivos que geram conteúdos diversos como artigos, webnairs, palestras e etc relacionados aos temas específicos que cada comitê trabalha,

Executivos falam sobre essa mudança de mindset ágil, com estratégia digital, associada à gestão de sustentabilidade empresarial. Assista e gere ainda mais conhecimento sobre todos esses assuntos.

Fonte: Redação IBEVAR