Para acompanhar a movimentação do mercado, é sempre necessário estar a par das inovações tecnológicas, afinal, o mundo atual nunca esteve tão conectado. No caso do varejo, a migração para as lojas online, a revolução do self checkout nas lojas físicas e até mesmo a utilização do metaverso, Chatbot e Chat GPT tiveram impacto.

A mais atual delas é o Chatbot GPT. Trata-se de um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, baseado na arquitetura GPT (Generative Pre-trained Transformer ou Transformador Generativo Pré-treinado, em tradução literal). Refere-se a uma classe de modelos de linguagem que são treinados com grandes quantidades de dados textuais para aprender padrões e estruturas da linguagem.

Essa inovação usa uma arquitetura baseada em transformers, que é uma rede neural capaz de processar informações sequenciais. Ele é composto por múltiplas camadas de autoatentivas, permitindo que o modelo entenda a relação entre as palavras e a estrutura das sentenças.

Ferramenta valiosa para os varejistas

Com a sua chegada estrondosa no mundo, a pergunta que fica é: como o Chatbot GPT pode ajudar este setor? Para ajudar, listei aqui cinco funções desta valiosa ferramenta que podem ser muito úteis no dia a dia dos varejistas.

  1. Assistente de compras: esta tecnologia pode ajudar na jornada de compra do cliente ao funcionar como uma espécie de assistente virtual. Ela pode fornecer informações sobre diferentes produtos, comparando características, preços e auxiliando na tomada de decisões.
  1. Atendimento ao cliente: o ChatGPT também pode ser treinado para fornecer suporte e responder perguntas dos consumidores, realizando um atendimento personalizado e ágil. Isso porque tem a possibilidade de responder a perguntas sobre produtos, políticas de devolução, horários de funcionamento da loja, entre outras informações relevantes com extrema rapidez.
  1. Pesquisa de mercado e tendências: atualmente, pouquíssimas decisões são realizadas com base em “achismo”; tudo são dados. Para o varejo, é de suma importância entender as necessidades e preferências dos clientes. E essa ferramenta consegue extrair informações úteis a partir de comentários, avaliações e interações com o seu público alvo, permitindo que os lojistas identifiquem tendências e ajustem sua estratégia de negócios.
  1. Recomendações de produtos: com base nas preferências e necessidades do consumidor, o ChatGPT pode sugerir produtos específicos que atendam às suas demandas. Com o seu uso, é possível analisar o histórico de compras de cada cliente, suas preferências declaradas, além de fornecer recomendações personalizadas, contribuindo muito para uma jornada mais humanizada. Que paradigma, não é?
  1. Chatbot em sites e aplicativos: esta inovação também pode ser integrada a sites e aplicativos de varejo como um chatbot interativo, fornecendo assistência em tempo real aos visitantes. Isso pode melhorar a experiência do usuário, aumentar o engajamento e direcionar os clientes para as informações ou produtos que estão procurando.

Supervisão, otimização e agilidade

Por mais incrível que possa parecer, o ChatGPT ainda merece uma atenção especial. Por se tratar de um modelo de linguagem, ele não possui conhecimento específico sobre eventos recentes ou informações atualizadas após o seu treinamento.

Por isso pode estar desatualizado, dar informações repetitivas ou utilizar termos que já caíram em desuso. Logo, requer supervisão humana e treinamento adequado para obter respostas mais úteis e precisas.

Ainda assim, pode ser uma ferramenta que auxilia muito o varejo a se tornar mais otimizado, ágil e atualizado com os avanços tecnológicos.

Por Alessandra Montini

Alessandra Montini é diretora do LabData, da FIA

Fonte – Redação IBEVAR