De 28 categorias pesquisadas pelo Ibevar mostra que apenas seis delas demonstraram crescimento ou crescimento intenso de interesse em dezembro em relação a novembro
Em dezembro, o consumidor ficou menos disposto a comprar, o que deve afetar as vendas do Natal, segundo estudo do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar). O presidente do instituto, Claudio Felisoni de Angelo, explica que esse menor interesse pode ser atribuído aos efeitos da pandemia, como questões de renda e mais restrições de mobilidade, além da Black Friday, que abocanhou um fatia das vendas.
A pesquisa do Ibevar avalia o interesse de compras para bens duráveis. Das 28 categorias pesquisadas, apenas seis demonstraram crescimento ou crescimento intenso de interesse em dezembro em relação a novembro.
Outra conclusão do estudo sobre o período é de que os preços também estão mais altos. Nesse caso, 30 categorias foram monitoradas e no acumulado desde julho apenas uma delas teve queda de preços enquanto duas saltaram quase 45%.
Em outro estudo restrito ao comércio on-line, da Ebit Nielsen, essa capacidade da Black Friday de ‘roubar’ parte das vendas de Natal foi observada em 12% das respostas. O líder de inteligência de mercado da consultoria, Keine Monteiro, diz que ainda assim as vendas de Natal devem ser bem melhores do que em 2019: “Começamos o mês com perspectiva de alta de 30% na base anual, mas estamos observando que isso vai ser ultrapassado.”
Fonte: Valor