Para os leigos, Software as a servisse (SaaS) é um programa usado como um serviço que não precisa, necessariamente, ser instalado em um computador. Tudo pode ser feito online e inclui aplicativos, ferramentas de desenvolvimento e gerenciamento, sistemas operacionais, servidores e armazenamento, segurança e construção do datacenter. Alguns exemplos de SaaS são Spotify, Gmail, ferramentas do Office, entre outros.
O artigo, publicado pela Venture Beat, um site de conteúdo sobre inovação tecnológica, trouxe uma discussão sobre como o SaaS está impactando no crescimento de marketplaces B2B.
Por apresentar serviços direcionados a indústrias, normalmente já com seus fornecedores pré escolhidos e contratados, os marketplaces enfrentaram uma forte crise.
Por conta dessa dificuldade, surgiram ideias e possíveis estratégias para dar a volta por cima.
Utilizar um SaaS para conectar as partes interessadas, clientes e vendedores, antes mesmo de lançar o marketplace é uma delas. Conhecida como SaaS-enabled Marketplace, a ferramenta atrai e convence as indústrias a participarem da plataforma pelo network. (“Come for the tools, stay for the network”).
O passo a passo é simples:
1. Criar um SaaS que satisfaça as necessidades de potenciais vendedores na plataforma.
2. Incluir esses vendedores na plataforma utilizando a proposta de valor do SaaS.
3. Criar um marketplace para dar mais espaço para esses vendedores que utilizam o seu SaaS.
4. Incluir compradores utilizando a proposta de valor da plataforma.
5. Impulsionar os compradores e vendedores a ganhar escala pelo marketplace.
Algumas empresas já utilizaram esse tipo de estratégia, como a Freghtos (marketplace para cotação de fretes utilizando navios), a Zenefits (plataforma de Gestão de Pessoas), e a startup brasileira, Canal da Peça, uma plataforma de conteúdo, profissionais e peças mecânicas.
Apesar de ser uma ótima estratégia com cases de sucesso, ela exige disciplina, tentativas, determinação e muita lábia para vender o seu peixe. Como dizem, do trabalho e a experiência, aprendeu o homem a ciência. E nós, varejistas, aprenderemos a arte de vendas.
Fonte: https: Venturebeat