Para que uma empresa possa caminhar em direção à economia de recursos e à conquista de resultados significativos, todas as áreas organizacionais devem se orientar a partir de uma mesma estratégia. Entre essas áreas, inclui-se, evidentemente, o marketing.
Contudo, nem todas as organizações enxergam o potencial estratégico do marketing, limitando-o, muitas vezes, a ações e campanhas para retornos de curto prazo.
Essa visão limita as possibilidades das empresas, uma vez que o marketing estratégico fornece informações valiosas para que os gestores definam os caminhos mais adequados para a diferenciação no mercado.
Marketing estratégico e estratégia competitiva
Quando falamos de marketing estratégico, é importante, antes, comentarmos brevemente sobre estratégia competitiva.
Ela se define enquanto elaboração dos planos de ação futura da empresa a partir da consideração da experiência do público-alvo, suas preferências, necessidades e expectativas, com a finalidade de conquistar diferenciação no segmento de atuação.
O vínculo entre estratégia competitiva e marketing estratégico se dá justamente porque ambos miram a construção dessa diferenciação no longo prazo.
Longo percurso até a diferenciação
O percurso para tal construção envolve investimento, esforços, erros e acertos, avanços e recuos, ganhos e perdas e revisões constantes da estratégia competitiva. Por essa razão, trata-se de um processo que deve ser pensado com prazo mais estendido.
Lembre-se, por exemplo, de empresas e marcas que hoje em dia são líderes em seus respectivos nichos de mercado.
Se olharmos seus históricos, veremos que elas não conquistaram a posição ocupada atualmente do “dia para a noite”, muito menos tiveram êxito em todas as suas escolhas.
Isso porque uma empresa conquista a diferenciação quando consegue realçar, paulatinamente, sua unicidade no mercado, reunindo aspectos e valores distintivos em torno de si, com os quais seus clientes se identificam.
Desafios para a diferenciação
Temos visto em diversos artigos aqui no blog que tal diferenciação não se atinge somente pela oferta de produtos e serviços de qualidade e bom custo-benefício.
Por isso, torna-se cada vez mais difícil alcançá-la, uma vez que grande parte das empresas oferece as mesmas soluções, adotando estratégias idênticas ou similares de vendas e relacionamento com os clientes.
Assim, um dos aspectos mais relevantes atualmente para que uma empresa se diferencie da concorrência diz respeito à forma como ela constrói e alimenta a sua imagem e reputação entre os consumidores.
E tal percepção distintiva é gerada justamente pelas ações de marketing estratégico orientadas de acordo com a estratégia competitiva trabalhada pela empresa.
Marketing estratégico como base para a diferenciação
O marketing estratégico atua, então, para a geração de vantagem competitiva no longo prazo, apoiando-se, sobretudo, nas informações coletadas, armazenadas e analisadas a partir de sua audiência e do ambiente micro e macro.
Assim, entre suas principais funções, podemos destacar a geração de subsídios para gestores embasarem suas decisões, orientando-as para uma melhor definição da estratégia competitiva e o alcance da diferenciação.
Aplicando-se, então, o marketing estratégico, pode-se pavimentar com mais assertividade e eficiência o caminho para a tão desejada diferenciação, por meio de ações que, de fato, façam os consumidores reconhecerem valor não só no produto ou serviço em si, mas nos princípios da marca que ele carrega.
Fonte: LABFIN.PROVAR-FIA