Hoje não existe mais loja física e canal digital. O conceito atual é do varejo phygital onde as duas coisas (elementos físicos e digitais) são importantes e complementares. 

Durante a NRF de 2023, na palestra com o presidente da Macys, ele afirmou que as praças que tem loja física são também as melhores em venda online!

Mauricio Andrade de Paula  é Diretor de Soluções para Bens de Consumo, Varejo e Distribuição Latam Capgemini Brasil e Diretor Vogal do IBEVAR, esteve no evento e completou: “Se há dificuldade com as vendas digitais, basta colocar uma loja física na vizinhança para as vendas online dispararem… é confiança com hiperconveniência!”.

Jornada de compra

Portanto, a loja física tem um papel importante na jornada de compra do consumidor.

Nesse sentido, se a compra  é feita online, existe a possibilidade de retirar com agilidade na loja física. Em caso de ocorrer problemas, é possível trocar ou reclamar no espaço físico também. Novos tempos

Modernização do ponto de venda

Além da modernização do espaço, outros pontos são importantes para que a loja física continue sendo atrativa.

Segundo Maurício, “ela precisa estar VERDADEIRAMENTE conectada ao digital e garantindo a fluidez nas diversas jornadas de consumo, onde ela se faz necessária”.

“Por exemplo, não adianta o online me dizer que há um estoque disponível na loja X, se quando eu chego lá essa mercadoria não existe ou não está mais lá…”, comenta o especialista.

E ainda alerta que “se algo me indica a posição de um produto, essa indicação precisa ser precisa! No caso de campanhas com voucher online, ele precisa funcionar no PDV físico… e assim por diante”, explica.

Experiência do Cliente

A tendência do conceito da loja física no varejo em 2023 vai continuar passando pelo universo virtual.

Nesse cenário, Maurício afirma que as lojas físicas são necessárias, conectadas e parte totalmente integrante das jornadas!

A modernização do espaço é uma prioridade, assim como o treinamento das pessoas é fundamental.

O fato é que não podem faltar razões para que o cliente visite a loja: experiência, conveniência, contato com eventos/lançamentos, troca de conhecimento com especialistas, espaço de convivência/trabalho/lazer/consumo…

Fonte: Redação IBEVAR