Ferramentas para implementar estratégia da jornada do cliente

Falamos no artigo Como Determinar Persona do seu Produto/Serviço, a importância de conhecer a sua Persona dentro do seu público alvo e também as formas de comunicar-se com elas no artigo: Como Relacionar-se com as Gerações.

Agora falaremos da estratégia por mim postulada ATENDER – ATRAIR, ENGAJAR, VENDER E RELACIONAR! Que envolve entender a Jornada do Cliente em que fase do Funil de Vendas ele se encontra e traçar as estratégias para conquistar a ATENÇÃO, O INTERESSE, A COMPRA E O RELACIONAMENTO com este cliente.

Vamos falar de PUBLICO, ESTRATÉGIAS, OBJETIVOS, META, CONTEÚDO, CANAIS E FERRAMENTAS utilizados e tratados em cada etapa do Funil de Vendas.

Exemplo de Funil segmento Educacional

ETAPA TOPO DE FUNIL – ATRAÇÃO

Falamos com os PROSPECTS, desconhecem a marca e seus produtos ou serviços procuram por um tema específico e temos a oportunidade de atrair sua atenção para o nossa empresa. Utilizando a ESTRATÉGIA de comunicação paga e orgânica (tema de nosso próximo artigo). Nesta etapa nosso OBJETIVO é Despertar o Interesse do prospect e nossa META é a captação de dados para que possamos nos relacionar com ele. CONTEÚDO que disponibilizamos são anúncios pagos e conteúdo gratuito – e-books, infográficos, webinars, através dos CANAIS: Site da empresa, Land pages, Vídeos, Mídia Social, E-mail marketing.

ETAPA MEIO DE FUNIL – ENGAJAMENTO

Falamos com os LEADS, que foram atraídos por estratégia paga ou orgânica, indicação de usuários frequentes e forneceram dados em troca de receber informações adicionais. Utilizando a ESTRATÉGIA fornecer conteúdo pertinente e relevante. Nesta etapa nosso OBJETIVO é mostrar que ele está se relacionando com o produto/serviço que atende e supera suas necessidades e que pode satisfazer sua busca e nossa META dar subsídio para a tomada de decisão. CONTEÚDO que são diretamente relacionados ao produto/serviço para esclarecer e ainda que falam de assuntos periféricos correlatos ao produto/serviço. CANAIS: Remarketing, Site da empresa, Land pages, Vídeos, Mídia Social, E-mail marketing.

ETAPA MEIO DE FUNIL – VENDA – DECISÃO DE COMPRA

Falamos com os LEADS ENGAJADOS, que estão nutridos, aptos a tomar a decisão e certos do que querem comprar. A ESTRATÉGIA é buscar ofertas dentro da estratégia comercial que possa entregar valor ao lead e faze-lo tomar a decisão a nosso favor. Nesta etapa nosso OBJETIVO entregar valor e não preço, desconto, bônus – o cliente compreende que tem aquela necessidade e que agregará valor e nossa META vender na melhor condição comercial possível para sua empresa/negócio. CONTEÚDO – oferta de valor. CANAIS: Site da empresa, App de captação, plataforma de e-commerce, vídeos, mídia social, e-mail marketing e equipe comercial – sempre precisaremos de profissionais de vendas para captar novos clientes.

ETAPA FIM DE FUNIL – RELACIONAMENTO

Falamos com os CLIENTES QUE PAGARAM, são usuários e conhecem bem (e até mal) o nosso produto/serviço. A ESTRATÉGIA é entregar o que prometeu e encantar o cliente entregar o que não prometeu, que irá surpreende-lo. Nesta etapa nosso OBJETIVO superar as expectativas do cliente META tornar o cliente em um vendedor que recomenda nossos produtos/serviços. CONTEÚDO – informações adicionais e não relacionadas ao produto/serviço. CANAIS: Site da empresa, programas de relacionamento, app, vídeos, mídia social, e-mail marketing, palestras e eventos.

Marcello Miniguini

Executivo de Marketing, Gestão Empresarial e Inteligência de Mercado

CEO da Consulte UP – idealizador do projeto Ativação Digt@l

Fonte: Consulte Up