Segundo IBEVAR, alta deve ser de 2,15%, em comparação ao ano anterior; Entretanto, Instituto faz alerta para os indicadores falsos positivos da recuperação econômica do país

Os impactos da COVID-19, atrelados a reabertura gradual da economia, ainda devem reverberar significativamente nas vendas do 3° trimestre de 2021, é o que aponta levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Consumo (IBEVAR). Segundo dados da pesquisa de Intenção de Compra, as projeções do varejo ampliado, a partir de dados reais, indicam um crescimento de apenas 2,15%, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Quando contraposto ao 2º trimestre deste ano, a expansão foi de 1,58%. Em paralelo, projeta-se que o varejo chegue até outubro com alta de 6,14% nas vendas, índice superior aos nove primeiros meses de 2020.

De acordo com a pesquisa, apenas as categorias de automóveis, motos e peças e a seção de artigos farmacológicos, médicos e ortopédicos devem apresentar alta neste terceiro trimestre de 2021 – sendo que cada dimensão deverá ter uma taxa de crescimento de 12,21% e 8,64%, respectivamente. Já outras categorias do varejo restrito, como livros, jornais, revistas e papelarias, móveis e eletrodomésticos e escritório, informática e comunicação devem apresentar as maiores quedas.

Para o economista e presidente do IBEVAR, Claudio Felisoni de Angelo, a economia brasileira e o mercado de bens e consumos ainda apresentam crescimento insuficiente em decorrência das perdas causadas pela covid-19. “Mesmo que os dados da Intenção de Compra projetem uma alta de 2,15% nas vendas do varejo ampliado, este número ainda está abaixo da expectativa do mercado. O Brasil vive uma recuperação cíclica, natural depois de uma retração recorrente da crise econômica e sanitária”, afirma Felisoni.

“Mesmo que os índices sejam positivos, não podemos atrelá-los à um crescimento contínuo e de longo prazo. Nosso mercado, assim como o poder de compra dos brasileiros, foi muito afetado durante a pandemia. Perdemos poderio econômico diante de outras moedas, estamos com alta inflação em nossos produtos, além de um grande índice de desemprego. Desta forma, quando observamos os dados da pesquisa, observamos que esse aumento é de um indicador falso positivo da recuperação econômica do país”, completa o economista.

Sobre o IBEVAR

O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo – é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo & Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O IBEVAR atua em conjunto com o PROVAR/FIA no desenvolvimento dos executivos de varejo.

Fonte: IBEVAR