Experiência do consumidor no varejo pode atingir novo patamar com Chat GPT. Seja para compras virtuais ou presenciais, utilizar canais digitais para fazer busca de produtos, analisar a reputação da loja e até tirar dúvidas sobre produtos e condições de pagamento já se tornou uma rotina comum a consumidores e varejistas no Brasil.

Nesse cenário, vamos pensar se em vez de perder horas de navegação na Internet, ou com comunicação travada no WhatsApp, fosse possível obter informações personalizadas e completas por meio de simples comandos de texto ou voz?

Acredite, isso está cada vez mais perto de se tornar realidade no varejo com os recursos oferecidos pelo Chat GPT. Se você ainda não conhece a plataforma, é melhor se apressar.

Trata-se de uma ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pelo laboratório OpenAI e que utiliza redes neurais e machine learning para entregar conteúdos riquíssimos em detalhes a partir de “pedidos” dos usuários.

Com ele é possível fazer textos completos, realizar atendimentos, automatizar processos, entre outras funcionalidades.

Ferramenta de apoio a lojistas

Convenhamos que são palavras que soam como música para o varejista, não é mesmo? Qual loja não gostaria de se destacar com um atendimento personalizado, processos otimizados e ações de marketing bem trabalhadas?

Em meio à polêmica e à popularização estrondosa em pouquíssimo tempo (mais de 100 milhões de usuários cadastrados em dois meses, tornando-se a aplicação com maior crescimento da história), o Chat GPT se revela uma importante ferramenta de apoio a lojistas e profissionais do comércio. Se vai ser positivo ou negativo para seu negócio depende exclusivamente da forma como pretende utilizar – como qualquer tecnologia.

impulsionar o relacionamento com os consumidores

Após três anos de pandemia de covid-19 e intensa aceleração digital, ficou claro aos varejistas, grandes e pequenos, a necessidade de utilizar soluções tecnológicas para impulsionar o relacionamento com os consumidores, com estratégias personalizadas para melhorar a experiência deles com a marca. Esse é o diferencial que faz uma pessoa escolher entre uma loja ou outra na hora de fazer suas compras.

O Chat GPT se consolida justamente com esta proposta, entregando conteúdos personalizados e ricos em detalhes para cada perfil que a empresa quiser.

Mesmo para grandes marcas, é difícil atender demandas cada vez mais específicas de forma limpa e sem atrapalhar a jornada de compra da pessoa. Saber estar no momento e no canal certos e, ainda por cima, oferecer aquilo que o consumidor quer é o grande segredo para o varejo atualmente.

Com essa plataforma de Inteligência Artificial, é possível otimizar essa área, colocando a plataforma para responder as perguntas mais comuns de seus clientes, garantir que todas as dúvidas sejam sanadas de forma rápida e, evidentemente, incrementar a descrição de seus produtos e serviços, mostrando benefícios que vão ao encontro da necessidade do usuário. Quanto mais conteúdo certeiro disponibilizar, melhor será a experiência e, claro, maiores as chances de conversão.

Otimizar processos e ter cultura orientada ao digital

Evidentemente que apenas a inclusão do Chat GPT no dia a dia do varejo não vai resolver todos os problemas do setor. Pelo contrário, é preciso saber muito bem o que fazer com essa ferramenta e quais os objetivos que pretende alcançar. Um dos erros mais comuns vistos durante a pandemia foi a digitalização forçada, como se apenas a aquisição de soluções digitais já transformaria a companhia em uma loja digital pronta para receber seus consumidores.

A própria plataforma desenvolvida pela OpenAI tem o poder de automatizar processos corriqueiros por meio do machine learning, permitindo que os profissionais possam se dedicar a tarefas mais estratégicas.

Mesmo assim, os resultados só aparecem quando a loja em questão está aberta a esta novidade. Em outras palavras: quando possui uma cultura orientada à inovação e à busca por soluções capazes de melhorar sua rotina produtiva.

No Brasil, essa transformação digital caminha a passos mais lentos do que o observado em outros mercados. Seja pela própria defasagem tecnológica ou pela cultura “de dono” que ainda domina o planejamento estratégico de muitas empresas, sobretudo as pequenas, a adoção de soluções deste tipo levam um tempo para se consolidarem.

Mas em relação ao Chat GPT não há mais muito tempo a perder. O varejista que não se debruçar sobre a plataforma e entender como ela pode auxiliar seu negócio, certamente será ultrapassado pelo concorrente que buscou entender mais sobre essa solução.

A forma de fazer pesquisas na internet e de interagir com as marcas está passando por (mais) uma revolução. Quem se preparar com antecedência, portanto, leva vantagem para atender no presente esse consumidor do futuro.

Por Alessandra Montini

Alessandra Montini é diretora do LabData, da FIA

Fonte – Redação IBEVAR