Promoções sempre foram pontos fortes para atrair clientes e atualmente o Cashback passa a ser uma estratégia de marketing de muitas marcas do varejo. O conceito nasce como uma ferramenta de fidelização em que o consumidor é beneficiado diretamente no seu processo de compra.

A ideia de poder fazer compras online e ter parte do dinheiro gasto de volta parece impossível? Não é mais! Esse conceito ganha cada vez mais força no varejo brasileiro e é mais conhecido como cashback. O principal objetivo é promocional, buscando a fidelização dos clientes, que acumulam uma espécie de crédito a partir da compra on-line.

Processo de fidelização

As marcas que oferecem o cashback, pode direcionar a compra de determinados produtos e muitos consumidores, que antes não tinham preferência quanto a uma determinada marca, ao ganhar dinheiro de volta, passam a associá-la como algo positivo, tornando-se clientes leais.

Muitos ainda possuem dúvidas sobre como funciona o cashback. É importante ressaltar que as empresas não perdem ao devolver parte do dinheiro do consumidor, afinal, o cashback pode impulsionar a visibilidade dos serviços e produtos anunciados. Com essa estratégia, as marcas conseguem atingir mais pessoas, que podem se tornar futuros clientes. Se o atendimento for bom e o usuário ver valor no serviço com o benefício extra de ter o dinheiro de volta, estes consumidores criam um vínculo de fidelidade com as lojas – o que pode, a longo prazo, trazer mais lucros do que prejuízos para quem faz a ação.

Aplicação crescente

Estudos avaliam a aplicação do cashback no varejo em 10 países com maior número de compras online e apontam que o consumo por e-commerce que tem essas recompensas atreladas a elas, aumentaram em 46% o volume de vendas. No Brasil, alguns setores se destacaram ao vivenciar essa experiência do cashback. No mercado pet, por exemplo, o crescimento do cashback foi de 200% em 2020, se comparado com 2019. No setor de beleza, o aumento foi de 150%, e no segmento farmacêutico 100%.

Montar uma estratégia de cashback aumenta muito a visibilidade das marcas e mostram que elas estão antenadas com as exigências do consumidor. Nos dias atuais é impensável qualquer negócio, seja de que porte for, não ter seus sites e perfis em redes sociais para divulgação de seus produtos e serviços. Em um futuro breve será inviável não estar inserido em uma plataforma de cashback.

Fonte: Redação IBEVAR