Ao longo dos anos, a forma como os brasileiros têm se alimentado vem sofrendo mudanças constantes. Atualmente, devido ao fácil acesso à informação, muitas pessoas têm mudado sua forma de se alimentar, buscando alternativas para torná-la mais saudável.
Uma pesquisa realizada pelo Bake and Cake Gourmet – plataforma de receitas e cardápios saudáveis – revela que mais de 60% dos brasileiros estão em busca de uma dieta restritiva.
A pesquisa foi realizada on-line, no próprio site da plataforma e contou com a participação de 863 pessoas, com o intuito de identificar os hábitos alimentares dos participantes.
Os dados apontaram que a maioria dos brasileiros já adota ou está em busca de uma alimentação saudável e “restritiva”. Dentre as principais motivações dos entrevistados estão as reduções do consumo de carboidratos, glúten, lactose e carne.
“A crescente busca por alimentos “saudáveis”, low carb, sem lactose, sem glúten, vegetarianos e veganos é uma realidade, que detectamos em nossa pesquisa e que deve ser levada em conta, para montar o sortimento adequado e as ofertas dos supermercados”, comenta a gastrônoma e fundadora do Bake and Cake Gourmet, Cris Muratori. Para a empreendedora, é essencial que as redes de supermercados invistam em um sortimento que atenda esse público e montem estratégias de marketing e divulgação adequadas.
Mudança de hábitos e de consumo
Outros dados coletados na pesquisa, evidenciam o desejo de mudar hábitos alimentares (46%), variar o cardápio (35%), organizar melhor as refeições (33%) e economizar no supermercado (21%).
O fato é que, esse desejo de mudar a alimentação parece estar na contramão do que é oferecido na grande maioria dos supermercados, pois o estudo “Caracterização das barreiras e facilitadores para alimentação adequada e saudável no ambiente alimentar do consumidor”, publicado nos Cadernos de Saúde Pública e realizado por pesquisadoras da USP e da UERJ, apontou que de 650 estabelecimentos varejistas em São Paulo, 43,9% foram caracterizados como comércio com venda prioritária de ultraprocessados, e apenas 5,9% como sacolões e hortifrutis públicos e privados.
O estudo realizado pela USP revelou também que aproximadamente 70% dos estabelecimentos vendem bebidas açucaradas e guloseimas, enquanto aproximadamente 35% vendem arroz, feijão, frutas e hortaliças, alimentos recomendados, no Brasil, para uma alimentação saudável.
Plataforma saudável e sustentável
Por essas e outras constatações, com o objetivo de ajudar pessoas que buscam uma alimentação mais saudável, a plataforma Bake and Cake Gourmet conta com mais de 1.000 receitas para todos os tipos de dietas identificadas na pesquisa, inclusive as clássicas e não restritivas, todas testadas e de rápida preparação.
Um dos grandes diferenciais é que o Bake and Cake Gourmet oferece ferramentas para que as pessoas montem seus cardápios e possui lista de compras de todas as receitas ou de um cardápio completo, montado pelo próprio usuário. ‘
’Nós promovemos cuidados com a rotina alimentar, inclusive, meios para evitar o desperdício de alimentos e economizar no supermercado’’, finaliza Muratori. No site os clientes conseguem separar a lista de produtos que precisam para preparar suas refeições e adquiri-las nos supermercados.
Acesse a plataforma bakeandcakegourmet.com.br e conheça essa novidade.
Fonte: Redação IBEVAR