De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a Black Friday promete movimentar R$ 6,05 bilhões no comércio eletrônico, com o número de pedidos chegando a 8,3 milhões neste ano. O montante representa aumento de 3,5% em relação a 2021.
Para quem trabalha com vendas, o segundo semestre do ano é totalmente dedicado à preparação da Black Friday, que neste ano será celebrada no dia 25 de novembro. A tecnologia é uma grande aliada em todo o processo do planejamento de vendas.
Além disso, no último ano muitas novidades surgiram e podem ser implementadas para aumentar as vendas e conquistar clientes, como usar o metaverso, avatares, gamificação, inteligência artificial, big data, entre tantas propostas que a era digital possibilita.
Por isso, separei cinco tendências importantes para que a Black Friday de 2022 seja diferenciada.
Big Data
Olhar os dados que estão dentro de casa podem dizer muito sobre o comportamento dos consumidores antes, durante e após edições anteriores. Esta deve ser a estratégia principal de qualquer campanha de vendas no varejo.
Por isso, é importante coletar dados referentes à operação dos negócios de maneira concisa e consciente, interpretar todas as informações obtidas e ter uma infraestrutura adequada para implementar os modelos e decisões.
Inteligência Artificial
Se quer que as vendas da sua loja sejam assertivas, então é necessário investir em Inteligência Artificial. Essa tecnologia ajuda as empresas a olharem os históricos de compra de cada usuário, faixa etária, sexo e localização, o que permite personalizar a vitrine de acordo com o perfil de cada cliente.
Além disso, oferece produtos que tenham maior potencial de compra para esses consumidores. Isso melhora a experiência de compra e fideliza o cliente com a marca.
Gamificação
Muitas lojas apresentam um conceito de gamificação, que fará com que o cliente passe por desafios online para chegar aos cupons.
Muitas vezes, é construído um site para que os e-compradores passem por algum jogo, cumpram os desafios e ganhem os cupons de desconto. Esta é uma maneira divertida de ganhar clientes e aumentar as vendas no período da Black Friday.
Metaverso
Esse universo ainda é novo, mas já tem muita gente experimentando. Por isso, se você ainda não colocou sua loja no Metaverso, esse é o momento. Ali, as pessoas terão a oportunidade de explorar, de maneira virtual, um espaço que se parece muito com o ambiente físico.
Imagine que seu cliente terá a oportunidade de entrar em sua loja sem sair de casa e ainda experimentar uma peça, falar com um vendedor, comprar e receber tudo isso em seu lar. De acordo com uma pesquisa da Shopify, os clientes que visualizaram um produto em realidade aumentada têm 65% mais probabilidade de fazer uma compra.
Avatares
Sabe a Magalu? Então, ela não é a única que vem fazendo sucesso por aí. Já temos outras lojas que tem apostado em avatares para se aproximarem de seus consumidores e interagirem de maneira virtual.
Que tal criar um avatar e aumentar a interação e o atendimento virtual com seus clientes? É bom sempre lembrar que o avatar da loja é importante para reforçar a imagem da marca com seus consumidores.
Aproveite e explore todas essas ferramentas para que essa data especial para o varejo tenha ainda mais resultados positivos. Boas vendas!
Texto escrito por Alessandra Montini (Diretora do LabData da FIA)
Fonte: Redação IBEVAR