A Semana do Consumidor é um período que movimenta o varejo, mas também atrai cibercriminosos. Soluções tecnológicas de proteção à identidades digitais apoiam empresas a prevenirem fraudes. Em datas como esta, empresas e consumidores precisam redobrar os cuidados com a segurança digital. 

Esta é uma das datas mais aguardadas do varejo brasileiro. Para se ter uma ideia, somente em 2021 o faturamento do e-commerce no país no período foi de R$6,3 bilhões, um crescimento de 85% na comparação com o ano anterior.

Pesquisas de mercado apontam que 35% dos consumidores brasileiros acreditam que as compras online são as situações mais favoráveis ao roubo de dados pessoais, o maior percentual dentre as modalidades pesquisadas. Para apoiar consumidores e empresas neste processo, existem soluções de proteção a identidades digitais que conseguem verificar, por exemplo, se um mesmo dispositivo está tentando acessar diferentes contas. Outros fatores analisados são a similaridade entre as últimas transações realizadas ou se o telefone utilizado consta em alguma lista de baixa reputação, entre outros.

Página falsa de e-commerce

Ainda segundo pesquisas sobre compras on-line, no primeiro bimestre de 2021, os ataques de phishing cresceram 100% em relação ao ano anterior. O phishing é a modalidade de crime de internet em que o cibercriminoso cria uma página falsa de e-commerce, coloca no ar uma suposta grande promoção e envia por WhatsApp às potenciais vítimas. Este tipo de golpe tende a crescer em datas chamativas para o comércio, como a Semana do Consumidor. A vítima se interessa pela promoção e, ao entrar no site, tem de colocar as credenciais que costuma usar para acessar o site real. É nesse momento que os golpistas recebem todas as informações e fazem o roubo de conta.

A imagem das empresas

Os prejuízos com este tipo de golpe atingem tanto os consumidores como as empresas. Os ataques ligados ao e-commerce prejudicam diretamente a experiência do consumidor, a percepção que o cliente tem da marca e a imagem das empresas. Em datas especiais que tendem a movimentar o varejo, como é o caso da Semana do Consumidor, é importante gerenciar os riscos e dar maior atenção aos cuidados com a segurança digital. Redobrar medidas de segurança é fundamental, principalmente à medida que aumenta a movimentação de promoções e vendas, afinal esse movimento estimula o aumento também a criatividade dos fraudadores.

Alguns Webinars realizados pelo IBEVAR podem agregar valor a esse tema. Especialistas em tecnologia e gestão de risco debatem o assunto e respondem perguntas dos internautas. Assista o acervo do IBEVAR no Canal do Youtube:

 

 

Fonte: Divulgação e Redação IBEVAR