Com mais de 60 mil colaboradores e colaboradoras presentes nas cinco regiões do país, o Assai Atacadista foi certificado como um excelente lugar para trabalhar pela consultoria global Great Place To Work.   

O Assaí Atacadista acaba de ser certificado com o selo Great Place To Work (GPTW), que é organizado pela consultoria global do mesmo nome e que avalia as organizações a partir da cultura de confiança, alto desempenho e inovação.

Trata-se da primeira vez que a Companhia se submeteu a avaliação da GPTW e o resultado demonstra o alto nível das práticas de pessoas e governança.

A GPTW avalia a relação de confiança nas empresas no Brasil desde 1997 e revela a percepção do(a) funcionário(a) em relação às várias políticas, práticas e aos comportamentos da organização.

Isso é o que atrai e retém bons profissionais e ajuda a criar boas relações com acionistas.

Uma marca reconhecida

O Assaí é uma empresa de atacarejo que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral que buscam economia tanto na compra de itens unitários, como em grande volume.

Com crescimento de 15,8% em receita bruta em 2021, está presente nas cinco regiões do País com 220 lojas distribuídas em 23 estados (mais o Distrito Federal).

É um dos maiores empregadores do segmento privado do país com mais de 60 mil colaboradores e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas.

Em 2021 passou a ser listado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), sendo a ação mais valorizada no mês de estreia das negociações, com alta de 402%.

Além disso, é negociada também na bolsa de Nova York (NYSE). O Assaí está entre as 20 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Interbrand e está na 17ª colocação entre os maiores faturamentos em receitas líquidas do país.

Cultura da empresa  

“Estamos muito orgulhosos(as) em conquistar este selo. É a primeira vez que participamos da pesquisa”, conta Sandra Vicari, Diretora de Gestão de Gente e Sustentabilidade do Assaí.

Ela cometa também que é uma alegria saber que os(as) colaboradores(as) têm muito orgulho em fazer parte do Assaí e validam as práticas de pessoas quanto à desenvolvimento, oportunidade, incentivo, respeito e valorização.

Para a executiva, “esse é um resultado que reflete o engajamento e a dedicação de nosso time, a Nossa Gente, de todo o Brasil”.

Segundi Sandra, essa certificação reflete o “Cuidado Com a Nossa Gente”, um dos principais valores presentes na Cultura da Companhia e que diariamente fomenta diversas iniciativas internas e externas em prol de um ambiente de trabalho que reconheça as boas contribuições e conquistas do time.

A empresa tem como um de seus pilares respeitar e valorizar a diversidade e oferecer equidade de oportunidades a todos(as).

Além de garantir um ambiente seguro e acolhedor que proporcione o equilíbrio e que engaje as pessoas; além de oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento para todo o time em qualquer nível hierárquico.

Este último, inclusive, está atrelado a forte expansão do Assaí – que obteve um recorde de aberturas de lojas tanto para a empresa como para o setor de Cash&Carry em 2021 com a inauguração de 28 novas unidades – e que planeja abrir cerca de 50 novas lojas ainda este ano.

Valorização interna

“Aqui, temos o compromisso de garantir que o crescimento do nosso negócio represente o crescimento da nossa gente, , comenta Sandra.

Ela ainda enfatiza que é por isso que o Assai valoriza a promoção de um ambiente diverso, que reflita a sociedade e ofereça oportunidades de crescimento interno.

“Temos ainda diversas outras frentes de trabalho sob diferentes aspectos de clima, gestão e práticas. A Universidade Assaí, por exemplo, é a nossa estrutura de educação corporativa e tem um papel fundamental no treinamento e capacitação do time interno, o que nos garante diversas movimentações internas e sustentar a nossa expansão”, completa a executiva.

Em 2021, foram gerados mais de 11 mil novos postos de trabalho e, para este, a projeção é criar cerca de 15 mil empregos em todo o país em linha com o forte plano de expansão do atacadista.

Fonte: Divulgação e Redação IBEVAR