O início do processo de conversão de pontos comerciais de hipermercados para atacarejos do Assaí Atacadista, no Estado de São Paulo, dá o tom da capacidade de execução da Companhia e sua meta de atingir 50 inaugurações até o fim do ano.

Na sexta-feira (26), o Assaí abriu as portas de sua 1ª loja em Araraquara, no interior do Estado. Na segunda-feira (29), inaugurou uma 2ª unidade no bairro de Guaianases, na capital paulista. E agora, na quarta-feira (31), foi a vez da inauguração do novo Assaí Anhanguera, na Região Oeste paulistana. Daqui em diante, serão pelo menos dez aberturas todos os meses até dezembro.

Experiência de compra

Em comum, todas as unidades fazem parte da geração mais moderna de lojas da empresa. O modelo é baseado na melhoria da experiência de compra dentro da alta demanda de circulação de pessoas – por mês, o Assaí recebe mais de 30 milhões de clientes em todo o país.

Para isso, os pontos foram completamente reformados. No solo, a estrutura é reforçada para suportar o funcionamento de um atacarejo (com uma estocagem de produtos cerca de 3x maior que a de um hipermercado) e a pavimentação dos pisos é refeita do zero.

Por dentro, o salão de vendas, as salas administrativas e as docas são totalmente remodeladas. Já a fachada também recebe adequações que levam em consideração a nova operação, como pintura atualizada, a instalação do totem com o sol nascente que compõe a marca da empresa e o mastro com a bandeira do Brasil.

Com isso, as unidades do Assaí ganham pés-direitos altos, iluminação e ambientação modernas e sustentáveis, climatização aperfeiçoada, corredores largos e espaçosos, grandes quantidades de caixas para pagamento, além de estacionamentos amplos para carros e motos, com centenas de vagas. Em algumas unidades, há também galerias de lojistas.

Estratégias comerciais

O que difere são as estratégias comerciais. A depender do perfil da região, o Assaí adequa a oferta de serviços que estarão disponíveis e também qual será o sortimento de produtos comercializados. O olhar para cada uma é pensado ponto a ponto e tem o objetivo de atender plenamente tanto os(as) micro e pequenos(as) comerciantes quanto os(as) consumidores finais locais.

“Estamos colhendo em São Paulo nesta semana os primeiros resultados do nosso projeto de superarmos a última fronteira do atacarejo no Brasil. Os pontos comerciais que adquirimos nos permitem acessar grandes centros urbanos em localizações privilegiadas, de todo o país, e que seriam irreplicáveis nos dias de hoje. E os melhores exemplos estão nas inaugurações desta semana: uma nova loja em pleno cruzamento da Marginal Tietê com a Rodovia Anhanguera, outra no coração de Guaianases, próxima à estação de trem, e em Araraquara, na principal região de comércio popular do município. Cada uma com sortimentos adequados e direcionados à demanda local dos(as) consumidores(as). Dessa forma, levaremos o nosso modelo de negócios a cada vez mais pessoas, reduzindo a necessidade de deslocamentos para que os(as) clientes se abasteçam com preços mais baixos e variedades de produtos”, analisa Luiz Carlos Araujo Costa, Diretor de Operações do Assaí.

As primeiras conversões dos 70 pontos comerciais adquiridos em 2021 ocorreram em julho passado, com a abertura de Ceilândia (DF) e Campina Grande. No Estado de São Paulo, estão previstas ainda mais de 20 novas inaugurações até o fim do ano, o que irão gerar cerca de 10 mil novos postos de trabalho entre diretos e indiretos. Com a abertura do Assaí Anhanguera, o Assaí chega à marca de 86 lojas paulistas.

Assaí Anhanguera 

Batizada de Assaí Anhanguera, a unidade que abre nesta quarta-feira está localizada na Rua Samuel Klabin, nº 193, no cruzamento da principal rodovia da região noroeste para o interior do Estado.  Com mais de 30 mil m² de área construída, sendo mais de 8,9 mil m² somente de área de vendas, a unidade possui um amplo estacionamento (coberto e descoberto) para carros e motos com mais de 1.200 vagas. O espaço conta ainda com três pontos de carregamento gratuito para carros elétricos, que foram instalados em parceria com a GreenYellow e atendem a uma demanda que deve se tornar crescente nos próximos anos na região.

As obras de remodelagem da loja também tiveram como base a preocupação por uma operação sustentável para o meio ambiente. Por isso, o Assaí Anhanguera foi projetado para contar com uma utilização racional de energia elétrica e melhor aproveitamento da luz natural. A unidade conta, por exemplo, com iluminação em LED e com isolamento térmico, além de possuir uma caixa d’água que armazena a água da chuva para ser futuramente utilizada em banheiros e/ou para limpeza do pátio.

Variedade de produtos e serviços

Entre os novos serviços, o Assaí Anhanguera conta com o Açougue com os melhores cortes e um time treinado de açougueiros(as) para preparar a peça ao gosto do(a) cliente, além de acrescentar no seu sortimento a linha de produtos 1953. Dentre as novidades exclusivas, estão o Empório de Frios – com uma seleção de embutidos e queijos nacionais e importados, além de serviço de fatiamento e opções em bacalhau e azeitonas a granel; o Cantinho do Churrasco – num mesmo local estão todos os itens para facilitar a vida dos(as) churrasqueiros(as), como carvão, sal grosso, temperos, cooler, tábuas e espetos  (e o melhor: ao lado do açougue, para que fique tudo organizado e fácil de encontrar); a Seção de Vinhos com mais de 400 rótulos, uma variedade selecionada para atender aqueles que apreciam a bebida. A Padaria é outra novidade do Assaí Anhanguera, que além do pão francês quentinho também oferece mais de 50 itens de panificação e confeitaria, como pães especiais, com fornadas de hora em hora, além de bolos e sobremesas geladas. Logo ao lado da Padaria, a seção Frango Assado traz a possibilidade de encomenda, com senhas para a retirada, do prato que é uma referência na mesa dos(as) brasileiros(as).

Na nova loja serão comercializados, ainda, mais de 9 mil produtos, com destaque para o incremento de queijos, vinhos e azeites, atendendo assim, a demanda dos(as) clientes do bairro. Nesse leque de opções, estão contemplados ainda as demais categorias de alimentos, bebidas, itens de higiene pessoal e limpeza, bazar, linha automotiva, linha pet e eletroportáteis, além de embalagens e descartáveis. Ideal para quem busca economia, os preços no Assaí são, em média, de 10% a 15% mais baratos do que no varejo tradicional. Um dos principais atrativos para quem procura economizar é o “preço de atacado”, ou seja, ao adquirir mais de um item do mesmo produto, o cliente ganha desconto em relação ao “preço do varejo”, para compras unitárias.

Outro destaque é que, além da quantidade superior de caixas de pagamento (46). O Assaí Anhanguera é a primeira loja da Companhia que contará com 4 caixas automáticos, onde o cliente poderá fazer o autoatendimento com limite de até 15 itens ou 30kg. E o Televendas, ideal para o(a) comerciante que precisa de agilidade. Ele(a) pode ligar para a unidade, consultar os preços, selecionar os produtos e apenas passar no local para pagar e retirar a compra.

Fonte: Divulgação e Redação IBEVAR