Os omniconsumidores são protagonista no varejo digital hoje. Cada vez mais a experiência proporcionada pelas marcas e a inovação tecnológica agregada se toram fatores na decisão de compra.

A nova geração de consumidores exige eficiência e personalização. Falar em público alvo já é algo do passado. O consumidor tem sido cada vez mais “omni”, em tudo e em todo lugar, em sua pluralidade de preferências, estilos de vida, experiências, geografias, perfis etários, expressões e situações.

Além disso, os clientes estão cada vez mais empoderados em sua jornada de compras, colocando até mesmo conceito de sustentabilidade e diversidade em meio a decisão de compra.

Relacionamento máquinas e humanos

Pesquisas de mercado revelam que o relacionamento entre marcas e o cliente, que antes era entre apenas pessoas, passa a ganhar excelência através do relacionamento de máquinas para humanos, porém, de forma humanizada. Como isso acontece? Por meio da comunicação omnichannel com o cliente. E o cliente do futuro estará cada vez mais conectado.

Os chamados omniconsumidores são ágeis adaptados ao digital, online, imerso e em constante mudança. Esse cenário é, ao mesmo tempo, próspero e desafiador. Se por um lado temos tecnologias que nos ajudam a radiografar os comportamentos e preferências deles, por outro temos um mundo que se tornará mais aberto e menos privado.

Cibersegurança e a gestão de risco

Isso nos alerta para a importância da gestão de riscos, afinal, um mundo aberto tende a gerar mais instabilidade. Nos últimos anos, principalmente com o fortalecimento do varejo digital, a cibersegurança tem sido assunto recorrente e de grande relevância. Ataques cibernéticos tem acontecido em grandes redes que possuem planejamentos de combate aos riscos e mesmo assim não ficaram ilesas aos ataques. Veja o que executivos colaboradores do IBEVAR que atuam em gestão de risco falam sobre esse tema.

Empatia com o cliente 

É importante ressaltar que as empresas terão que encontrar um equilíbrio delicado entre o fornecimento de experiências humanas altamente empáticas com os resultados instantâneos que os consumidores esperam e os canais digitais com a virtualização de tudo, trazendo à tona a robótica, as experiências imersivas e o uso de máquinas, inclusive para o autoatendimento, conceito que ganha espaço de destaque atualmente.

O desafio do mercado é humanizar e trazer confiança como elemento-chave.

Fonte: Redação IBEVAR