Para o sucesso na aprendizagem é fundamental compreender o porquê aprender e como é o processo de aprendizagem. Além disso, ter consciência do papel do aprendiz nesse processo. Somente dessa forma a aprendizagem contínua pode se efetivar, possibilitando assim, líderes com alta performance e adaptados aos desafios dos novos tempos.
A capacidade de se adaptar com agilidade, buscando a aprendizagem contínua, são atitudes fundamentais para os líderes dos tempos atuais, mas por que a necessidade dessa aprendizagem contínua e como efetivá-la?
A explosão do conhecimento
Segundo Marc Rosenberg em artigo publicado no site www.learningsolutions.com, o conhecimento está aumentando em um ritmo cada vez mais acelerado.
O autor cita Buckminster Fuller que introduziu nos anos 1980 a “Curva de Duplicação do Conhecimento”, onde Fuller apontava que em 1900 o conhecimento dobrava a cada século, em 1945 dobrava a cada 25 anos e em 1982 dobrava a cada 12-13 meses.
A isso, a IBM acrescentou suas previsões pós-1982, onde após 2020, a duplicação aconteceria a cada 11-12 horas.
A tudo isso, Rosenberg denominou de “Tsunami do Conhecimento” que acontece em função da Internet das Coisas, do Big Data, avanço da ciência e das invenções e também por conta da crescente interconectividade das pessoas.
Rosenberg cita ainda, no mesmo artigo o futurista Alvin Tofler, autor do famoso livro Future Shock (1970), que sugeriu que “os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não conseguem aprender, desaprender e reaprender”.
Aprendizagem autodirigida
Inicialmente é importante entender melhor como acontece o processo de aprendizagem, onde de acordo com CCL (Center for Creative Leadership), o desenvolvimento de líderes acontece seguindo a regra 70/20/10, ou seja, 70% por meio de experiências e tarefas desafiadoras, 20% de relacionamentos de desenvolvimento, 10% com cursos e treinamentos.
Portanto, ao contrário do que muitos acreditam, apenas fazer cursos é insuficiente para efetivação da aprendizagem.
Considerando o desafiador contexto da Tsunami do Conhecimento, torna-se imperativo o protagonismo e responsabilização para a aprendizagem.
O autor do livro A Arte da Aprendizagem Autodirigida descreve os pontos principais:
- Escolher aprender, estudar ou praticar algo porque é interessante, importante ou significativo para você;
- Buscar de forma proativa pessoas, recursos, parceiros e demais ajudas que você precisa ao longo do caminho;
- Definir o sucesso do desenvolvimento nos seus próprios termos;
- Assumir a responsabilidade final pelo resultado dos seus esforços.
Entender o porquê apender nunca foi tão importante e saber como efetivar esse aprendizado é condição essencial para líderes contemporâneos de alta performance.
Texto escrito por professor Guilherme Carvalho (Administrador de empresas, Especialista em Marketing (ESPM-RJ), com MBA em Gestão Empresarial (FGV/RJ), entre outras formações).
Fonte: Redação IBEVAR