Para este Natal, a Amazon planeja contratar milhares de motoristas temporários para as entregas dos “pedidos de última hora”.

A Amazon fornecerá suas próprias vans para os motoristas e pagará entre 15 e 19 dolares por hora, dependendo da região, informou a Reuters. Os motoristas trabalhariam quatro turnos de 10 horas por semana.

A notícia da contratação de motoristas segue a promessa da Amazon de permitir o frete grátis para todos os clientes, não apenas para os “prime members” (principais clientes), e ainda sem a exigência de compra mínima, porém, apenas durante as festas de fim de ano.

Insight

As “compras de última hora” têm sempre espaço para mais competitividade, que podem se tornar disputas ainda mais acirradas nesta época do ano, já que os consumidores entram no espírito natalino e preenchem seus carrinhos on-line com muitos pedidos.

A iniciativa da Amazon de gerenciar seus próprios drivers (motoristas), juntamente com a expansão do frete grátis, mostra seu desejo de permanecer competitiva com outros varejistas.

A Target, por exemplo, lançou o frete gratuito para clientes com prazo de entrega de dois dias, desde o início do mês até 22 de dezembro, também sem exigência de compra mínima.

O Walmart lançou um programa similar para pedidos acima de US $ 35 e também fez essa promoção para muitos itens vendidos por seus Sellers (vendedores terceirizados dentro do seu Marketplace).

O frete grátis, embora atraente para os clientes, sairá caro para a Amazon, criando a necessidade da gigante do comércio eletrônico controlar seus custos de entrega de última hora.

Ao contratar sua própria frota de motoristas, a Amazon diminuirá sua dependência de empresas como UPS, FedEx e USPS, para transportar os pedidos dos consumidores. Já que esses fornecedores de logística estão propondo aumento de tarifas e sobretaxas adicionais, logo, incorporar esses serviços pode resultar em economias significativas para a Amazon.

Vejam, esta estratégia também visa combater os aumentos propostos para as taxas postais, que se aprovados entrariam em vigor no final de janeiro de 2019 e podem custar à Amazon cerca de US $ 1 bilhão.

A iniciativa de contratação da Amazon também procura aumentar a capacidade de atender o mercado, durante as temporadas de férias, cada vez mais movimentadas. “Os empregados sazonais são utilizados há muito tempo para complementar a capacidade durante os períodos de pico de compras”, disse um porta-voz da Amazon.

A UPS e a FedEx também estão contratando milhares de funcionários sazonais para lidar com a demanda crescente.

No entanto, para a Amazon, a expansão de sua própria frota e a menor dependência de terceiros para serviços de entrega, não é exclusiva da temporada de festas de final de ano. Em junho, a empresa começou a buscar pequenos negócios e empreendedores para entregar encomendas. Recebeu, inclusive, curriculums de candidatos com “pouca ou nenhuma experiência em logística”. Meses depois, a empresa encomendou 20 mil furgões da marca para o programa.

Notícia Original: https://www.supplychaindive.com/news/amazon-hire-thousands-seasonal-delivery-drivers-last-mile/541510/