Amazon Brasil evolui política de benefícios para gênero neutro, buscando garantir maior inclusão aos diversos tipos de famílias. Empresa reforça seu compromisso com ações de Diversidade, Equidade e Inclusão voltadas para a evolução de benefícios e projetos para colaboradores e comunidades.
Em constante avanço, a Amazon Brasil caminha para neutralizar a diferenciação de gênero na licença parental de seus colaboradores. O benefício, amplamente conhecido como “licença maternidade”, passa a considerar o primeiro cuidador, independentemente do gênero, garantindo o direito de afastamento remunerado de 180 dias. Já o segundo cuidador terá o direito a 6 semanas também remunerados de acordo com a mesma política.
Compromisso com a diversidade
A iniciativa é válida para os funcionários corporativos que trabalham há pelo menos um ano na empresa, antes da data de nascimento ou adoção da criança, e faz parte de um conjunto de ações que a Amazon realiza com o objetivo de se tornar a melhor empresa para se trabalhar no mundo, além de buscar oferecer um ambiente seguro e inclusivo para todos e todas.
“Na Amazon temos o comprometimento de proporcionar um ambiente em que todas as equipes sejam tratadas com respeito e equidade, e agora atingimos um novo patamar com a licença parental para todas as possibilidades de famílias. Como parte de nossos esforços para ser um lugar cada vez mais inclusivo para trabalhar, revisamos nossos processos de seleção e sistemas para garantir o direito do uso do nome social, os quais são refletidos nos sistemas e crachás. Os seguros de saúde e odontológico também são oferecidos aos casais de mesmo sexo, sejam em união estável ou casados no civil”, contou Glenda Moreira, líder de Diversidade na Amazon Brasil.
Programas de políticas internas
A Amazon possui 13 grupos de afinidade, sendo o Glamazon o maior deles no Brasil. O grupo, composto por membros de diversas áreas da empresa, tem como objetivo promover, além da inclusão, eventos de conscientização e letramento, reuniões e discussões envolvendo temas importantes da pauta LGBTQIA+.
Ao atualizar as políticas internas com as necessidades dos funcionários, a Amazon Brasil também instiga um olhar mais humano e seguro em seu ambiente. Uma prova disso é pontuação no índice dos Direitos Humanos, da campanha de Igualdade Corporativa Global, na qual a empresa ficou pelo quinto ano consecutivo no ranking mundial dos “Melhores Lugares para Trabalhar para a Igualdade LGBTQIA+”. Apesar disso, a Amazon reconhece que a jornada é longa e que ainda há muito o que se fazer pela diversidade, equidade e inclusão.
Diversidade, Equidade e Inclusão em pauta
A FIA –LABFIN.PROVAR, parceira do IBEVAR na qualificação profissional, preparou um novo curso de curta duração criado para atender a demanda de como entender e como implantar diversidade e inclusão.
Ele busca responder muitas inquietações de líderes, gestores e profissionais que debatem desafios atuais do mercado que estão na pauta das organizações.
Ter conhecimento qualificado e estar atualizado com as tendências, são exigências de desempenho para o profissional de sucesso!
Além de conhecer os diversos aspectos da implantação de um programa de DEI e debater profundamente os conceitos contemporâneos sobre Diversidade, Equidade e Inclusão, você ainda pode estudar de onde estiver e com valores acessíveis.
Fonte: Divulgação e Redação IBEVAR