Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) realizou nesta quinta, 13/07, o Fórum de Inovação de Marketing no Varejo.  A abertura do encontro foi realizada pelo vice-presidente do IBEVARJosé Roberto Securato Junior, que apresentou o tema do dia: a tecnologia como ferramenta de experiência para o consumidor.

De acordo com Securato, é importante trazer para a pauta a discussão sobre como a tecnologia e as ferramentas de marketing pode melhorar a experiência do consumidor. “Conhecer bem o cliente é um dos desafios dos varejistas. Quanto mais conhecê-los, eles serão capazes não só de engajá-los como também conseguirão oferecer uma experiência personalizada e autêntica”, completou.

Em seguida, ele passou a palavra para o fundador da Flowsense, André Bain. Fundada em 2015 e integrante do IBEVAR LAB, a empresa é uma startup de inteligência de mercado e Big Data, cuja inovação está em utilizar a informação geográfica dinâmica a fim de proporcionar um relacionamento mais profundo entre empresas e consumidores usuários de aplicativos.

Bain comentou que é preciso ter consciência de quanto o negócio está aberto à inovação. Para ele, não é preciso reinventar a roda, mas, sim, fazer algo que seja verdadeiramente relevante. “E, principalmente, não esquecer que a visibilidade do consumidor é o mais importante dentro de todo esse contexto”, afirmou.

Na parte final da sua apresentação, ele falou sobre a importância da geolocalização para ajudar as empresas a engajar os seus consumidores. “A Flowsense conecta sinais de aplicativos móveis ao mundo real, coletando dados dinâmicos para uma análise mais inteligente. O comportamento do consumidor transforma-se, assim, em dados georreferenciados, que, por sua vez, potencializam a compreensão dos seus hábitos pelas empresas. Além de gerar engajamento, também essas informações resultam na assertividade da comunicação”, explicou André Bain.

A segunda palestra do dia ficou a cargo da cofundadora CMO da OmnizeHelena Simon – também integrante do IBEVAR LAB. Segundo ela, a experiência do consumidor não mudou. Ele quer ser ouvido e, principalmente, ter o seu problema resolvido. “Estudos mostram quem um cliente feliz impacta positivamente oito pessoas ao seu redor, enquanto um consumidor infeliz impacta negativamente vinte e uma pessoas que o cercam. Por isso é que tanto se fala que o atendimento aos clientes é o novo marketing”, complementou.

Depois, ela apontou algumas tendências do atendimento ao consumidor. “Entre elas estão a omnicanalidade (a mesma experiência em toda a jornada do cliente, independente do canal de relacionamento); o vídeo atendimento (com ele, é possível aumentar em 35% o ticket médio do usuário e aumentar em cinco vezes a conversão das vendas) e o autoatendimento (segundo a Microsoft State of Global Customer Service, 90% dos consumidores esperam que a empresa ofereça autosserviço online)”, informou.

Antes de encerrar a sua palestra, Helena falou ao público presente sobre a Omnize. “Decidimos criar um software que ajudaria empresas e clientes a se comunicarem diretamente em qualquer dispositivo e a partir de qualquer canal relevante. Com isso, seria possível resolver grandes problemas de relacionamento como, por exemplo, a falta de informação”, contou.

Fonte: IBEVAR