No universo de inteligência de mercado afinada e concorrência cada vez mais acirrada, a importância da pesquisa vai além das informações valiosas sobre o potencial de um segmento. Ela pode ajudar a alinhar estratégias e aperfeiçoar decisões de planejamento, marketing e vendas que fazem toda a diferença para o sucesso de seu negócio. 

Você realmente conhece o mercado de varejo? Sabe tudo sobre o setor em que atua? Está realmente atento às mudanças que acontecem e influenciam o seu negócio? Sabe onde buscar fontes de referência para ter essas informações?

Algumas respostas automáticas podem passar pela sua cabeça: “Como bom profissional, eu estudo e analiso o perfil do consumidor e as tendências de mercado”.

Ótimo, essas são estratégias básicas para qualquer tipo de negócio. São principais premissas para se começar, alinhar ou reestruturar um projeto e/ou produto, seja ele de qual setor for.

Mas quais são seus diferenciais? Como tem aperfeiçoado seus conhecimentos para aplicá-los na sua área de atuação? Que tipo de parcerias tem engajado em seu negócio?

 

Mercado em movimento

 

É evidente notar constantes transformações ao falarmos em mercado de varejo. Você está preparado para elas? Seu negócio tem um planejamento pautado em pesquisa de mercado que contemple tais mudanças, como:

– As plataformas digitais ganharam espaço no mercado de varejo

–  A crise econômica e política brasileira estimula a busca por alternativas de Gestão de negócios para aprimorar margens de lucros e reduzir custos. Ao tocar nesse ponto, fazemos o convite para conhecer o curso de MBA voltado a esse tema de gestão de negócios e finanças do LABFIN.PROVAR – FIA aqui.

– O varejo tem hoje um consumidor com nível maior de consciência social preocupado com o meio ambiente, sustentabilidade, diversidade e inclusão

– Há um movimento importante de mudança do modelo B2C para um modelo C2B, ou seja, o foco é o consumidor

Entre outros fatores que desenham um panorama de identificação singular com cada tipo de negócio.

 

Chancela de referência 

 

Apoiar as tomadas de decisões em resultados de pesquisas é um caminho estratégico de grande responsabilidade mercadológica, financeira e social.  E deveria ser incorporada no planejamento periódico afim de estimular a análise de cada passo e garantir uma jornada rumo ao objetivo.

Para O Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo, Presidente do IBEVAR. Também Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA-USP. Idealizador do MBA Varejo da FIA, “O varejo é importante porque é um dos principais empregadores da economia brasileira e tem uma participação significativa no Produto Interno Bruto”.

Por essa e tantas outras razões, essa estrada precisa ser trilhada sem excelente companhia, com a chancela de instituições que tenham profissionais de referência, que apresentem uma plataforma de relacionamento com empresas de grande peso ao mercado e que que tragam informações de contexto diferenciado.

O IBEVAR possui apoio de conteúdo que auxilia na construção de conhecimento relevante a nossos associados. As pesquisas feitas pelo IBEVAR é uma ferramenta fundamental para estudar, analisar problemas, identificar soluções e aperfeiçoar o Mercado Varejista.

 

Case remodelado com eficácia 

 

Um de nossos parceiros associados solicitou o desenvolvimento de uma pesquisa com análise e modelagem de soluções relacionada à estratégia de comunicação digital. O canal de divulgação da empresa recebia um grande número de visitas, porém não eram convertidas em negócios efetivos. A pesquisa de mercado realizada pelo IBEVAR permitiu identificar que os acessos eram feitos por um público de interesse nos assuntos divulgados, porém de faixa etária mais jovem que o público alvo e, por essa razão, não geravam vendas. O marketing foi reestruturado e o cenário mudou em poucos meses. Os leads apresentavam números menores, mas em contrapartida, a curva de negócios gerados aumentou e se mantém em crescimento com a manutenção das estratégias planejadas a partir da pesquisa.

“Foram montadas ações personalizadas de fornecimento de dados importantes que identificaram uma rota errada de modelo de comunicação. Com a reestruturação, o engajamento orgânico cresceu e além da empresa gerar lucro com os negócios realizados, também ganhou na outra ponta economizando na estratégia de engajamento pago na internet”, relatou Marco Aurélio Vieira, gerente de marketing do IBEVAR | LABFIN.PROVAR – FIA.

Garanta o selo IBEVAR na sua trajetória profissional e no sucesso de seu negócio! conheça todos os benefícios do associado, além da plataforma de pesquisa exclusiva que pode ser contratada de forma personalizada e venha caminhar nessa estrada junto com as grandes empresas do mercado de varejo.