Por: Claudio Felisoni de Angelo, Presidente IBEVAR

O mar é desafiador. Enfrentá-lo não é simples. Mais complicado ainda é navegar em águas revoltas. Certamente não é tarefa para despreparados. Requer não apenas conhecimento das condições de navegabilidade, mas também capacidade de antecipação. Por isso, a luz deve iluminar o que está à frente. A luz deve estar na proa da embarcação.

Essa é a missão do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (IBEVAR): iluminar o que está à frente. Para que isso seja possível, a entidade conta com uma equipe com sólida formação acadêmica e profissional. São pessoas ligadas a Universidade de São Paulo (USP), maior centro de geração de conhecimentos da América Latina. Sob os auspícios dessa estrutura, um amplo conjunto de iniciativas vem sendo estruturado, ao longo de mais de trinta anos de atividades ininterruptas realizadas pelo PROVAR – Programa de Administração de Varejo da FIA – Fundação Instituto de Administração que desenvolve o MBA Varejo, cursos nas áreas de consumo e distribuição e pesquisas seminais em todas as áreas de interesse do varejo.

Apoiando-se nessa base é que o IBEVAR promove as iniciativas de relacionamento qualificado: uma plataforma de interação profissional que vai muito além dos simples encontros sociais. A união de grupos de executivos de alto nível são importantes, pois o Instituto é voltado para a troca de experiências de todos os interessados nas atividades direta ou indiretamente ligadas ao consumo das famílias.

É necessário salientar esses aspectos porque há entidades que, carecendo de ideias e competências, vivem iluminando os caminhos já percorridos. Nas suas barcas, mal equipadas, a luz está na popa. Uma luz frágil e que, por deficiências técnicas, se veem obrigados, a se valer sempre de outras barcas igualmente deficientes. Ou seja, a luz que tem na popa não é suficiente. Dito de outro modo, não tem luz própria e ainda a pouca luz que dizem ter, está no lugar errado.

Há muitos modos de materializar o que está dito. Basta olhar para ver. Mas, aqui vai uma evidência que torna esse texto muito ilustrativo. O IBEVAR realiza análises prospectivas baseando-se em métodos econométricos, IA – Inteligência Artificial e NLP – Natural Language Processing. Aplicamos esses métodos para todos os nossos estudos recorrentes. Um deles é a análise que fazemos das possibilidades suscitadas pela promoção Black Friday. Nossas análises apontavam que, infelizmente, os resultados para esse ano seriam pífios. A imprensa publicou amplamente essa previsão. Previsão essa que, lamentavelmente, se confirmou (veja links abaixo).

A instituição vezeira na cópia acendeu a luz na popa e, com a ajuda de uma outra canoa, promoveu o que chamou de estudo. O resultado pode ser encontrado facilmente no Youtube. Nesse vídeo que menciono e que está disponível na internet, está assinalada a visão otimista para as vendas na data. Há duas possibilidades para essa posição. Ambas, entretanto, igualmente trágicas. Na primeira, pode-se supor que os supostos analistas sabiam que não seria boa, mas quiseram ser portadores de boas notícias. Seria o mesmo que o médico saber que o paciente tinha alguma restrição, mas dissesse a ele que estava tudo bem: vai fundo. Isto obviamente configuraria um comportamento antiético. A outra possibilidade, mais amena e seguramente a correta, é simples: mera ignorância.

Pesquias do IBEVAR na mídia: 

(1)     Publicações IBEVAR – Black Friday

AGÊNCIA BRASIL

https://www.google.com.br/amp/s/agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-11/entidade-aponta-black-friday-mais-fraca-e-timida-em-2021%3famp

VEJA SP

https://www.google.com.br/amp/s/veja.abril.com.br/economia/entidade-aponta-black-friday-mais-fraca-e-timida-em-2021/amp/

MONEY TIMES

https://www.google.com.br/amp/s/www.moneytimes.com.br/ibevar-aponta-black-friday-mais-fraca-e-timida-em-2021/amp/

SPACE MONEY

https://www.spacemoney.com.br/noticias/ibevar-entidade-aponta-black-friday-mais-fraca-e-timida-neste-ano/174506/

IG

https://www.i7news.ig.com.br/noticia/50997/economia/entidade-aponta-black-friday-mais-fraca-e-timida-em-2021-23112021

SBT NEWS

https://www.google.com.br/amp/s/amp.sbtnews.com.br/noticia/188200-pesquisa-indica-black-friday-timida-e-mais-fraca-em-2021

Notícias BH

https://noticiasbh.com.br/economia-entidade-aponta-black-friday-mais-fraca-e-timida-em-2021/

CENÁRIO MT

https://www.google.com.br/amp/s/www.cenariomt.com.br/cidadania/entidade-aponta-black-friday-mais-fraca-e-timida-em-2021/

(2)     Resultado da Black Friday

file:///Users/claudioangelo/Downloads/Black%20Friday%20fraca%20desafia%20varejo%20no%20Natal%20_%20Empresas%20_%20Valor%20Econo%CC%82mico.pdf