No mundo dos negócios, dispomos, hoje em dia, de um conjunto de metodologias de captura, armazenamento e processamento de um volume imenso de informações variadas e dispersas, a partir das quais se pode acelerar e aperfeiçoar a tomada de decisão. Porém, a eficácia de tal conjunto depende da importância que um negócio confere ao data driven.

Quer saber por que o conceito de data driven é cada vez mais indispensável para a tomada de decisão nos negócios? Acompanhe-nos, então, na leitura deste artigo!

O que é ser data driven?
Pessoas e empresas que tomam decisões a partir de dados são associadas a este conceito que vem se popularizando no mundo dos negócios: data driven.

O data driven envolve, evidentemente, o desenvolvimento e aprimoramento de ferramentas e habilidades que promovam a conexão entre dados e negócios.

Porém, mais do que isso, tal conceito se constitui, num sentido mais amplo, enquanto cultura que age sobre dados.

Para que uma empresa ou um profissional se torne data driven, sabe-se, de antemão, que é preciso coletar e armazenar informações oriundas de diferentes fontes.

Mas se deve ir além disso, pois para cada propósito traçado ou decisão a se tomar há um dado certo.

Ou seja, tanto a coleta quanto a análise dependem, antes, de definições claras de propósito para a escolha adequada de dados.

Sem tal clareza, uma empresa corre o risco de se perder em meio ao imenso volume de informações que dispõe, mesmo tentando pautar suas ações em dados.

Assim, para que uma organização ou profissional seja realmente data driven, não basta coletar e analisar dados: é preciso fazer a escolha do dado correto, capaz de basear, de fato, a tomada de decisão.

Alto grau de complexidade e incerteza no contexto dos negócios
Devido ao avanço das tecnologias e da transformação digital, as relações e os hábitos de consumo vêm se modificando em larga escala nas últimas décadas, o que traz oportunidades, mas, também, muitos desafios para profissionais e empresas.

Num cenário de alta complexidade e incerteza, como quantificar, com precisão, o comportamento dos clientes e os resultados de um negócio? De que modo entender e, mais do que isso, antecipar necessidades e expectativas dos consumidores? Como embasar a tomada de decisão num contexto tão fluido e instável?

Diante da necessidade de tomar boas e assertivas decisões e suportar todo o processo decisório nas empresas, tem sido necessário criar continuamente novas ferramentas e soluções que respondam, de modo inovador, criativo e eficiente, à realidade dos nossos tempos.

A cultura data driven vem, então, nessa direção, uma vez que, por meio da análise de dados aplicada aos negócios, visa produzir subsídios que embasem, com objetivo e segurança, os tomadores de decisão.

Objetividade e embasamento na aplicação do data driven
No mundo empresarial, tanto fatores de ordem mais prática quanto outros profundamente subjetivos interferem nos processos decisórios.

No entanto, quanto menos objetivas forem as bases da tomada de decisão num negócio, mais inseguros se tornam os processos e, com isso, mais se aumentam os riscos para a empresa.

Ao trabalhar com subsídios concretos e embasados, uma gestão baseada numa cultura data driven possibilita aos tomadores de decisão mais objetividade e segurança, de forma a evitar a predominância de vieses cognitivos em seus processos.

Vantagem competitiva e foco na experiência do cliente
Baseando seus processos decisórios em dados, líderes e liderados compreendem melhor as necessidades e expectativas de seu público.

Com isso, apoiando-se numa cultura orientada por dados, pode-se incrementar a inteligência competitiva da organização e, num segundo momento, a vantagem competitiva no mercado.

Tudo isso, evidentemente, tem como mais importante objetivo o aprimoramento da experiência do cliente — a qual deve ser o foco de atenção de todas as organizações atentas ao contexto atual, marcado por profundas transformações nos hábitos dos consumidores.

As informações coletadas durante uma jornada de compra online, por exemplo, permitem antever necessidades e gostos.

Mas isso só é possível se tais dados forem não somente capturados, mas, também, adequadamente selecionados, analisados e incorporados à tomada de decisão.

Ou seja, coletar e analisar os dados de interação da jornada de compra pode fornecer valiosos insights para o incremento da experiência do cliente. E para isso os processos decisórios devem se ancorar numa cultura data driven.

***

Agora que você já sabe quão importante é ser data driven nos negócios hoje, que tal conhecer nossos cursos de Pós-graduação Inteligência de Mercado e MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado?

Fonte: labfinprovarfia.com.br