A liderança espiritualizada é uma liderança do futuro. E o futuro é agora! Há um movimento crescente sobre a humanização das corporações que aponta para as questões de muita relevância hoje no mercado. Preste atenção para saber se você é um líder do futuro.

O mundo vive hoje um paradoxo no mínimo curioso. O avanço da tecnologia está presente em todos os processos do Varejo Digital ao mesmo tempo em que a humanização nas corporações, o propósito e a felicidade no trabalho ganham o mesmo destaque no universo corporativo.

Hoje uma boa liderança deixou de estar fixada apenas na ideia de bater metas e alcançar resultados financeiros.

Reconstrução das lideranças

A necessidade de estar alinhado com propósitos e valores exigiu uma nova forma de construir os alicerces para uma boa liderança que atenda ao mundo moderno, tecnológico e humanizado.

Profissionais de diferentes áreas debatem processos e comportamentos dentro do ambiente de trabalho e agregam a humanização para seus objetivos profissionais.

O Professor Adilson Souza, CEO da Estação Liderança e Presidente do Conselho Consultivo da FiChips na União Europeia, se dedica a desenvolver a visão de que as empresas e seus colaboradores têm de ser comandadas por profissionais que exercitem o que ele batizou de “liderança espiritualizada”.

Em entrevista para o nosso Blog, ele descreve melhor o tema e fala também sobre o lançamento de seu livro que aborda com profundidade os desafios e dores da liderança, os valores universais que humanizam as relações, os resultados sustentáveis, entre outros assuntos de extrema relevância ao mundo corporativo.

O especialista ainda enfatiza que para humanizar é preciso ir além do humano.

Conhecimento e profundidade

Você pode participar do Road Show de lançamento do livro Liderança Espiritualizada: A Humanização das Organizações que acontecerá no dia 13 de julho em São Paulo. No evento, o autor receberá grandes executivos que debaterão o assunto dentro do universo corporativo.

A abordagem do livro não traz qualquer viés religioso e aborda valores universais tais como: confiança, propósito, justiça, respeito, pertencimento, desenvolver potencial, maturidade e gratidão, que são valores da espiritualidade.

Faça já sua inscrição aqui para o evento e seja bem-vindo também para ler a seguir o delicioso bate papo com muito conhecimento e profundidade com o Professor e Consultor Adilson Souza.

Com certeza você se sentirá provocado a refletir sobre o o conceito de liderança e quais caminhos está tomando no mundo em que vivemos hoje. Boa leitura!

1 – Pode explicar o conceito da liderança espiritualizada e como ela se aplica nas organizações?

Há algumas vertentes para explicar a espiritualidade, e uma delas é baseada em valores. Valores universais como confiança, justiça, respeito, pertencimento, dentre outros. É com base nessa linha que a liderança espiritualizada se aplica, a prática desses valores nas organizações permite a humanização das organizações. São os valores que nos mantem conectado um com os outros e com o todo, o coletivo vem em primeiro lugar. As relações são mais sustentáveis por conta do respeito, da confiança e pertencimento, é lógico que isso não limita e não restringe, trata-se de uma expansão de consciência, uma vez que as lideranças carecem mais do desenvolvimento, precisam de evolução, em especial, a de consciência.

2 – A que você atribui esse novo comportamento da liderança mais focado em propósito, valores, crenças e missão de vida?

É o próprio processo do desenvolvimento humano, por intermédio da espiritualidade, da evolução de consciência. Estamos mais abertos aos questionamentos, os quais são responsáveis pela ampliação de nossos mapas. São as perguntas nos movem para a expansão, enquanto, as respostas comuns nos mantem em padrões existentes.

3 – No mundo corporativo, quais são os valores e propósitos mais comuns?

Antes de responder essa questão, é preciso considerar pessoas e organizações que já caminham para essa evolução de consciência, e os valores comuns são: confiança, respeito, justiça e pertencimento e tudo isso estará ligado aos propósitos comuns das pessoas e da organização. Líderes Espiritualizadas estabelecem relações de confiança e respeito, são justos naquilo que propõem e suas ações os tornam ainda maiores por fazer parte (pertencimento) daquilo que estão produzindo (produtos e serviços). Temos orgulho daquilo que produzimos coletivamente e faremos o nosso melhor nessa entrega.

4 – Qual você acredita ser o principal papel do líder que tem a liderança espiritualizada como foco?

Dedicação as equipes para conhecer cada integrante, suas histórias e trajetórias, se despindo de julgamento (essa talvez seja a parte mais desafiadora e difícil). Estabelecer conexões a partir desses valores da espiritualidade para promover maturidade, desenvolver potencial, contribuir para que alcancem o significado para a vida com o trabalho e praticar diariamente a gratidão.

5 – Na sua opinião, quais são os pilares para uma liderança bem-sucedida?

Respondo com uma pergunta: Quando você lembra de líder que influenciaram sua vida, quais eram as características mais presentes em suas ações? É muito provável que sejam valores, e destes a sua grande maioria vai apontar para confiável, justo, respeitoso, me desenvolveu, etc.

6 – De que maneira o líder pode colaborar para implantar o conceito da felicidade no trabalho?

Ajude as pessoas a identificar o significado do trabalho que elas executam e ajude-as as perceber os impactos que esse trabalho promove. No meu entendimento, a felicidade está diretamente relacionada com o propósito. Esse exercício deve ser diário e constante, e ele é temporário, aliás a vida é temporária, a carreira é temporária, no entanto, é preciso atribuir valor para aquilo que realizamos, especialmente de como realizamos.

7 – Em termos de liderança moderna e humanizada, porém inserida em um mundo tecnológico, quais habilidades do líder considera importantes?

Vou parafrasear meu amigo Pedro Waengertner, inovação não fazermos com tecnologia, fazemos com pessoas, inclusive ele escreveu o prefácio da primeira edição do meu primeiro livro. Nada subsistiu a atenção plena, estar verdadeiramente com o outro, se interessar pelo outro, seja num meio digital ou presencial, gostamos e merecemos atenção e é fantástico quando há interesse em cada um de nós, independentemente de seu cargo ou posição.

8 – Como engajar um líder para que ele influencie seus liderados e consiga melhores resultados?

É necessário construí relações sustentáveis. Particularmente gosto de fazer uma pergunta: Líder, se sua equipe tivemos autonomia para te contratar ou te demitir, o que aconteceria?

Se o líder não tiver engajado ela está na empresa errada. A influência será um processo natural e espontâneo, e isso acontece quando a equipe consegue ver significado no número, bater a meta pode ser apenas um mero capricho ou necessidade da organização, mas as pessoas se veem nesses resultados? Isso é bom para eles também? Para os clientes? Os stakeholders? Ou esses resultados é somente para a empresa? Dependendo da resposta a essas perguntas será manipulação e não influência.  Na manipulação você atende o individual, princípio da escassez, da competição; sendo que na influência você contribuiu com o coletivo, princípio da abundância, da colaboração.

9 – Como fazer uma boa gestão de conflitos?

Oferecer as partes envolvidas algo que elas ainda não enxergam, ampliar os mapas de consciências e de interdependência, promover convergências entre as partes e destacar os pontos comuns, identificar os valores que permitem nossas conexões, fomentar a confiança, o respeito, justiça e pertencimento.

Administração vaidades é um grande exercício, priorizar o coletivo em detrimento ao individual.

10 – É preciso preparar os gestores para lidar com uma nova geração de colaboradores? De que maneira?

É preciso manter os líderes numa rota de desenvolvimento constante, e essa rota de desenvolvimento só terá validade se levar em consideração a evolução, em especial, a de consciência. Será necessário propor proximidade com os liderados e disposição para aprender com as novas gerações. É preciso estar preparado para liderar pessoas mais talentosas que você, aliás já são. Não há líderes extraordinários com equipe medíocre. Líderes com Fator E, E de Espiritualidade, de Exponencial, de Extraordinário, Líderes Espiritualizados lideram equipes extraordinárias.



Fonte: Redação IBEVAR