Hoje a Cacau Show é a maior rede de chocolates finos do mundo, com mais de 2.400 lojas espalhadas por todos os estados do Brasil. Mas, qual a receita de sucesso da marca?

A história da Cacau Show começa na Páscoa de 1988. O jovem, Alê Costa, com apenas 17 anos e sempre muito ativo, resolveu criar seu próprio negócio e reviver uma marca que sua mãe, Dona Vilma, tinha criado anos antes. Com muita determinação, garra e vontade de aprender coisas novas foi atrás de reviver esse antigo sonho.

Depois de encontrar um antigo catálogo de Páscoa, o jovem empreendedor, realizou a venda de 2.000 unidades de Ovos de Páscoa de 50g. Mas, quando foi realizar o pedido no fornecedor, descobriu que esse produto estava fora de linha. Nesse momento, Alê que tinha todos os motivos para desistir, resolveu não deixar essa situação abalar sua sede de empreender, foi atrás de outras maneiras de cumprir a entrega. Foi até uma loja para comprar chocolates para produzir manualmente os ovinhos de Páscoa. Nesse lugar, encontrou a Dona Cleusa, que diante da história contada disse que o ajudaria a produzir os produtos da sua encomenda. E, 24h depois, todos os 2.000 ovos estavam prontos para serem entregues dentro dos prazos das encomendas.

A partir daí, a Cacau Show foi crescendo e se fortalecendo, a princípio no formato de Venda Direta, em Supermercados e pequenas lojas de Varejo. Mas, Alê Costa não quis parar por aí, pois via em seus clientes que eles buscavam cada vez mais produtos com excelente qualidade e com ótimo custo-benefício. E o formato de venda usado já não tinha a abrangência necessária para expandir para outras localidades. E assim, em 2001 surgiu a primeira loja da marca, em Piracicaba. Pouco depois a empresa entrou para o franchising e expandiu de vez.

MODELOS DE FRANQUIAS

A primeira geração de lojas era chamada de Loja Marfim, que atualmente é a Loja Águia que por estar em sua segunda versão, recebe a denominação de Águia 2.0, o modelo convencional da rede, que contempla todo o mix de produtos e tem um faturamento estimado, nos primeiros 12 meses, superior a R$ 1 milhão. O investimento total dessa modalidade é a partir de R$ 200 mil, sem considerar a taxa de franquia. E, aos poucos, mais modelos foram criados de acordo com as necessidades do negócio. Atualmente, estão contemplados na rede os seguintes modelos, além do modelo Águia 2.0.

O Quiosque que, de acordo com o espaço disponível, o Quiosque Cacau Show poderá ofertar também serviços ao cliente, como café, gelatos, fondue e sobremesas. Direcionado a shoppings, galerias de hipermercados, universidades, áreas comerciais de torres corporativas e terminais rodoviários ou metroviários. O investimento inicial é a partir de R$ 99 mil, sem considerar a taxa de franquia.

E a Loja Smart que contempla o mix completo de produtos e possui também vocação para serviços e, além disso, o faturamento anual nos primeiros 12 meses de operação é estimado em até R$ 1 milhão. O investimento inicial é a partir de R$ 145 mil, sem considerar a taxa de franquia.

Dentro desses modelos de lojas, temos também as Mega Stores da marca. São modelos mais focados na experiência do consumidor que, além de possuir o mix de produtos completo da marca, também tem serviços diferenciados das lojas normais e um conceito inovador de experiência do consumidor. E, em 2020, também foi lançado o modelo de Super Store, que tem como conceito a Mega Store, mas agora disponibilizados também em espaços mais compactos.

Além desses modelos, no final de 2020 foi lançado um novo modelo de franquia, pensando no momento de mercado que estamos vivendo, devido a pandemia. É o modelo de Loja Container que possui o investimento inferior a R$ 70 mil e é disponibilizada em dois tipos: a partir de R$ 59,9 mil e tem a área interna de 15 m², já o modelo de 17m² custa R$ 66,9 mil. Ambos possuem área externa para disponibilização de mesas e cadeiras para consumo no local. Este novo formato tem previsão de retorno de investimento a partir 7 meses.

Para 2021, a meta da marca é de abrir 500 novos negócios entre os modelos listados acima, sendo o Container 44% dessa meta.

Empreendedor do Ano

Em 2011 Alê Costa foi eleito pela Ernst & Young Terco o Empreendedor do Ano, foi o único brasileiro a representar o País no circuito mundial da premiação, realizada em Monte Carlo, no Principado de Mônaco.

Prêmio Internacional

Em outubro de 2013, a Cacau Show recebeu o Prêmio de Varejista do Ano de Mercados Emergentes no World Retail Awards (WRA).

A marca concorreu com outras cinco empresas de diferentes países: a brasileira Marisa; The MAP Group, da Indonésia; Max, dos Emirados Árabes Unidos; Mr Price Group, da África do Sul; e Sefam, do Paquistão.

Instituto Cacau Show

O Instituto Cacau Show, criado há mais de 10 anos, promove o direito a educação para crianças e jovens na cidade de Itapevi/SP, oferecendo aulas extracurriculares como: teatro, musicalização, capoeira, atividades esportivas e linguagens: português e Raciocínio Lógico. Também atua nas escolas do município com a educação integral e momentos de autoconhecimento, proporcionando uma melhora significativa no processo de aprendizagem. Hoje 850 educandos são atendidos semanalmente e mais de 15 mil crianças e jovens passaram pelo ICS desde 2009.

Fazendas Cacau Show

Em setembro de 2011, Alê Costa, adquiriu uma fazenda de cacau em Linhares (ES). Chamada Dedo de Deus, a aquisições têm como objetivo suprir a qualidade e a quantidade de produtos da marca. Além de continuar buscando inovações e trazendo diferencias, podendo assim, aplica-los desde o manuseio da matéria-prima.

Patrono Ranking IBEVAR-FIA 2021

O Alê Costa foi escolhido para ser a personalidade que irá representar o segmento varejista no Prêmio Ranking IBEVAR-FIA 2021, um dos maiores e importante prêmio do varejo brasileiro que elenca as maiores e mais admiradas varejista do pais. O evento será online e irá ocorrer no dia 16 de setembro de 2021, das 19h às 20h30 e contará com a participação de grandes líderes do segmento.

Participe do encontro mais aguardado do ano pelo setor de varejo! Clique aqui e saiba mais do evento e descubra quais são as empresas varejistas mais admiradas pelos consumidores e se junte às lideranças que estão transformando o mercado!

Fonte: IBEVAR