Prof. Dr. Carlos Eduardo Furlanetti, diretor executivo do LABFIN.PROVAR – FIA, fala como a educação de qualidade se tornará cada vez mais a maior alavanca de prosperidade das pessoas e das organizações de 2022 em diante. A busca por conhecimento selecionado, organizado e inovador deve estar na pauta dos profissionais que realmente desejam se destacar.

A atividade profissional tem hoje um valor agregado, que não está mais diretamente (e só) relacionado com o sucesso financeiro, mas também envolvido com propósito. Com uma descoberta do que se deseja como carreira. A educação continuada é uma ferramenta que ganha relevância nesse processo. Afinal, a educação transforma!

Uma nova capacitação oferecida no MBA ou na pós graduação ajuda o profissional a perceber suas melhores habilidades, ultrapassar limites, sair da chamada zona de conforto e pode realmente mudar sua trajetória.

Além de assumir que arregaçar as mangas e encarar esse desafio não é mais um convite ao desenvolvimento profissional e pessoal, mas sim uma forma de se destacar em um mundo em que a concorrência se torna cada vez mais acirrada. Reciclar conhecimento e buscar novos saberes é essencial para quem quer acompanhar as exigências e a velocidade das mudanças nas metodologias de atuação do mercado de trabalho.

E olha que interessante! O propósito tão almejado hoje em dia é praticado pelo LABFIN.PROVAR – FIA há anos. O propósito de levar conhecimento, informação, especialização aos profissionais.

Como forma de agregar ainda mais valor aos alunos, o LABFIN.PROVAR – FIA possui uma estreita parceria com o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR).

Durante o período do curso, os alunos se tornam membros assoados ao IBEVAR e podem usufruir de uma verdadeira rede de benefícios para impulsionar tomadas de decisões assertivas, alavancar a carreira, gerar networking de alto nível, entre outros, por meio de acessos exclusivos aos Webinars produzidos pelos comitês do IBEVAR, pesquisas realizadas sobre diversos segmentos, material sobre os Rankings, como por exemplo, o catálogo com informações completas sobre a última edição do Ranking 2021 com dados referentes à análise detalhada de 17 segmentos do varejo que aborda faturamento, posicionamento das marcas, taxa de crescimento, avaliações dos CEOs mais ativos, as relação das 120 empresas mais admiradas e outras informações valiosas que podem ser baixadas em foram de e-book.

Todo esse esforço é uma maneira que o LABFIN.PROVAR – FIA e o IBEVAR encontraram de trazer aos profissionais que atuam no mercado e buscam maior conhecimento, os melhores conteúdos produzidos por duas referências em educação e negócios.

A equipe de redação do IBEVAR conversou com o Prof. Dr. Carlos Eduardo Furlanetti, diretor executivo do LABFIN.PROVAR – FIA, sobre essa parceria de sucesso pessoal e profissional. Leia o bate-papo e conheça mais sobre o propósito de transformar o mundo por meio da educação e do conhecimento.

A FIA é uma referência em educação executiva. E um dos pilares do IBEVAR é oferecer a contribuição de conteúdo educacional.  Como é a parceria entre LABFIN.PROVAR – FIA e IBEVAR? Qual a importância dela para os executivos?

A FIA Business School, criada por professores do departamento de Administração da USP, é uma das melhores escolas de negócios do mundo. Em especial, quando falamos de finanças e mercado de consumo, o núcleo de estudos LABFIN-PROVAR da FIA é uma das principais referências no Brasil. Por outro lado, o IBEVAR é extremamente ligado à realidade do setor varejista e isso oxigena, de forma contínua, os programas educacionais e as pesquisas do LABFIN-PROVAR. É uma relação ganha-ganha. Não à toa, o LABFIN-PROVAR da FIA oferece condições especiais para associados e mantenedores do IBEVAR. Somos orgulhosos por termos formado boa parte dos principais executivos que hoje comandam o setor varejista, em diferentes segmentos. Isso é extraordinário.

Qual o propósito da educação na área em que a FIA atua?

Nosso propósito é o de transformar positivamente a vida das pessoas e das organizações por meio da oferta de uma educação na área de negócios de altíssimo nível.

Em sua opinião, qual a contribuição que a FIA e o IBEVAR oferecem ao realizar um evento como o Ranking? Na visão geral e nos benefícios com relação à educação?

Vejo que o Ranking IBEVAR-FIA é a única premiação relevante do varejo que utiliza métodos sofisticados de mineração de dados e programação natural de linguagem a partir de menções espontâneas, publicadas na internet e redes sociais, das pessoas sobre suas experiências de consumo com as principais marcas do varejo brasileiro. É algo muito inovador que coloca o cliente no centro de tudo. Por isso, esse prêmio é único. Nós aportamos o nosso know-how Labfin-Provar da FIA juntamente as soluções ofertadas pela empresa especializada em Big Data, a Epistemics.

Qual foi sua percepção sobre o jantar de premiação do Ranking 2021, realizado agora em dezembro? Muitas marcar tiveram destaques inovadores e diversos executivos de vários setores trocaram informações sobre mercado. Pode falar também sobre a importância desse pilar de relacionamento de alto nível que o IBEVAR tanto se preocupa em manter e como o Labfin-Provar-FIA contribui nesse networking?

O IBEVAR, sob a liderança do Prof. Claudio Felisoni de Angelo, tem como propósito aproximar executivos que atuam no varejo e mercado de consumo. Há muitos desafios e aprendizados a serem compartilhados. O jantar promovido pelo IBEVAR é um exemplo claríssimo do sucesso do que o Ranking alcança sob a chancela do IBEVAR. O evento cumpriu esse propósito, pois reuniu profissionais experientes, líderes de cada segmento, que puderam trocar ideias de forma bastante descontraída em um ambiente extremamente agradável, com uma organização impecável. Ressalto o orgulho do Labfin-Provar-FIA em poder oferecer algumas especializações a muitos colaboradores de empresas vencedoras do Ranking.

Jantar comemorativo para premiação do Ranking IBEVAR 2021 para a entrega dos trofeus às empresas vencedoras.

Recentemente a FIA também realizou uma nova parceria com a Ágora Academy. Pode nos falar sobre esse projeto?

ÁGORA INVESTIMENTOS, a casa de investimentos do Grupo Bradesco, buscou a FIA Business School para que arquitetássemos juntos a construção da melhor plataforma de educação financeira do Brasil, com a oferta de conteúdos gratuitos pagos direcionados para diversos públicos, do iniciante àquele que deseja ser um profissional do mercado financeiro. No meio do projeto, descobrimos que precisávamos fazer mais: ofertar ainda programas ligados à gestão. Pois bons gestores tendem a obter mais renda, que por sua vez precisa ser bem administrada. Assim, a plataforma conta também com cursos de pós-graduação e MBA da FIA Business. Nosso propósito é, portanto, o de democratizar a educação financeira de maneira mais ampla, uma vez que incluímos tanto ferramentas de geração de renda (cursos de gestão), quanto aquelas específicas ligadas administração de investimentos, com cursos que explicam o funcionamentos teórico e prático das principais classes de ativos disponíveis para investimento e gestão de riscos.

Importante ressaltar ainda que o projeto educacional que construímos tem um design instrucional totalmente inovador e os conteúdos foram cuidadosamente produzidos com altíssima tecnologia e equipe técnica de primeira linha, graças à parceria entre a FIA e a True Education, além da rigorosa curadoria da equipe educacional da Ágora Investimentos.

Não tenho dúvidas que o mercado reconhecerá, em pouco tempo, a Ágora Academy como uma das principais plataformas de educação financeira do país.

Luis Cláudio Pereira, Diretor Geral da Ágora Investimentos, apresentou o novo projeto no jantar comemorativo do Ranking IBEVAR 2021.

Estamos finalizando mais um ano desafiador. Quais as perspectivas voltadas à educação apontadas para 2022?

Gostaria de citar uma frase de Jim Rohn: “Ou você diminui os seus sonhos, ou aumenta suas habilidades. A escolha é sua”. Em 2022 e adiante, a educação de qualidade se tornará cada vez mais a maior alavanca de prosperidade das pessoas e das organizações. Aprender a aprender será cada vez mais importante. Por isso, vejo que uma escola de negócios como a FIA pode contribuir muito ao reduzir o ciclo temporal de aprendizado, selecionando, organizando e transmitindo conhecimentos da forma mais inovadora, lúdica e efetiva possível. Esse é o nosso desafio. E é, por esse motivo, que acordamos a cada dia para cumprir o nosso propósito.

Fonte: Redação IBEVAR