Ao lado de temas como a implementação da agenda ESG, a LGPD ganha ainda mais destaque com a divulgação das regras para a aplicação das penalidades determinadas na lei e que impactam muitas estratégias usadas pelo varejo na proximidade com seus clientes.

A LGPD é um assunto que está em pauta desde o ano passado, mas em 2022 ganha relevância a partir dos cuidados para atender suas normativas. Seguindo os mesmos passos da União Europeia, foi elaborada com o objetivo de criar um novo mindset para o tratamento de dados pessoais.

Com a tecnologia a todo vapor em todas as áreas, inclusive inserida de forma significativa no varejo, muito se escuta dizer que “os dados são o novo petróleo do mundo”. Sendo assim, é primordial que sejam assegurados por normas rigorosas para que possam ser tratados sem desrespeitar os direitos fundamentais da liberdade e da privacidade.

LGPD no varejo

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou formalmente em vigor em setembro de 2021 e mudou o relacionamento do varejo com as informações dos consumidores. Muitas empresas utilizam dados pessoais dos clientes como base para o relacionamento e para a definição de suas estratégias de negócios, entretanto, com a formalizam da Lei, precisam adaptar processos de trabalho e adotar padrões mais elevados de compliance para lidar com as normas impostas e que geram punições severas no caso do descomprimento. Em meio à transformação digital do varejo, é imperativo estabelecer processos claros de gestão e manuseio de dados. Somente assim será possível ter negócios movidos a dados.

Um dos principais impactos está no marketing de varejo que a partir de dados coletados por Inteligência Artificial, construíam uma comunicação entre o varejista e seus consumidores, porém esta estratégia ser revista com o objetivo de avaliar se o tratamento dos dados está sendo realizado para as finalidades específicas que justifiquem o seu uso e de acordo com a base legal adequada.

Punições severas

Descumprir a LGPD pode provocar duras punições, tais como bloqueio dos dados pessoais objeto da infração, além das multas, que podem chegar a 2% do faturamento da empresa ou até R$ 50 milhões por infração, sendo estas sanções bem impactantes.

O risco de infringir a lei, muitas das vezes, pode estar associado a outro prejuízo sofrido pelas empresas: os ataques cibernéticos. Com tantas ameaças, é necessário que haja uma maior conscientização por parte das corporações em relação à importância de se proteger os dados, garantir a segurança das informações e cumprir a LGPD. Afinal, com a transformação digital, as organizações se tornaram ainda mais complexas e protegê-las passou a ser uma tarefa árdua, porém cada vez mais necessária para evitar exposição a riscos cibernéticos e de privacidade.

Diante de um risco que pode acarretar muitos problemas, o cumprimento da LGPD entra definitivamente na pauta de discussões prioritárias das lideranças corporativas como tema necessário aos negócios.

Contra o relógio

Uma coisa é certa, o varejo está correndo contra o relógio, pois precisa ajustar planos estratégicos que estejam em consentimento com a nova política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais. Ou seja, tratar cada novo cadastro, cada nova venda, informar os clientes sobre como os dados pessoais são protegidos, se há compartilhamento com terceiros, se há internacionalização, para quais finalidades são tratados e quais são os direitos dos titulares. Com as exigências da LGPD, o consumidor estará mais empoderado sobre a utilização dos seus dados pessoais e terá direito a solicitar revogação de consentimento.

Certamente é uma mudança contundente na cultura e na governança dos dados pessoais nas empresas de varejo.

Contribuição do IBEVAR

O IBEVAR já vem colocando luz nesse assunto há algum tempo nos debates em seus comitês com especialistas e vem produzindo conteúdo de informação relevante ao mercado. Um desses materiais é o Webinar Os desafios do varejo, agora potencializados pela LGPD, em que especialistas em governança de TI falam sobre o impacto da LGPD e a importância para fortalecer a relação de confiança das marcas. Assista aqui.

Em outro Webinar, com o tema O ambiente de risco no vaerejo, executivos do IBEVAR e da KPMG debatem temas relacionados à gestão de risco e cibersegurança, assuntos que expressam relação direta com a proteção de dados prevista na LGPD. Assista também aqui.

Fonte: Redação IBEVAR