Para IBEVAR, mercado já se prepara para elevação da Selic em mais de 1 ponto e retração do poder de compra do consumidor

Com a aproximação da 7º reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária), marcada para os dias 26 e 27 de outubro, o mercado econômico já prevê alta, em mais de 1 ponto percentual, da taxa básica de juros. Se concretizada está estimativa, será a 6º alta seguida do valor. De acordo com o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Consumo (IBEVAR), os consecutivos aumentos da Selic, além da instabilidade política, social e econômico do Brasil, estão impactando diretamente no poder de compra do consumidor e, consequentemente, desestimulando o consumo dos brasileiros.

Segundo o economista e presidente do IBEVAR, Claudio Felisoni de Angelo, a próxima reunião do comitê será um termômetro importante para a economia em 2022. “Com a inflação aumentando espera-se um novo aumento da Selic. Essa subida da taxa evidentemente desestimula consumo. Entretanto, é uma medida necessária, pois mesmo para o consumo não há nada pior que o descontrole dos preços”, pontua Felisoni.

Somente neste ano, a taxa subiu de 2% para 6,25% – maior valor desde julho de 2019. Além disso, projeções do Boletim Focus estimam que a Selic possa terminar o ano em 8,25%, o maior patamar desde setembro de 2017. “Historicamente, o varejo é impactado pelas oscilações oriundas do COPOM. E, com a aproximação do fim do ano e de grandes datas comemorativas, como o Natal, o setor tende a se aquecer e crescer, porém, alerto que este crescimento deve ser observado com cuidado”, comenta o economista.

Em termos gerais e de comparação, para o ano de 2021, o IBEVAR projeta-se, neste momento, que haverá uma expansão do consumo de 7,15% relativo ao exercício de 2020. Entretanto, esse resultado aparentemente auspicioso precisa ser contextualizado. “Deve-se observar que esta recuperação está muito associada ao auxílio emergencial. Além disso, com aceleração da inflação, acumulando um índice 10,25% em doze meses, e a consequente queda da massa real de pagamentos, em que pese a recuperação limitada do emprego, indica um crescimento não sustentável do consumo”, finaliza o presidente do IBEVAR.

Sobre o IBEVAR

O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo – é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo & Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O IBEVAR atua em conjunto com o PROVAR/FIA no desenvolvimento dos executivos de varejo. www.ibevar.org.br

Fonte: IBEVAR