Sim, esses são atributos essenciais para começar uma empresa. Mas quem já botou a mão na massa sabe que só isso não basta, não é mesmo?

Depois de passos básicos como fazer pesquisa de mercado, validar a ideia, abrir a empresa legalmente e construir um site, vem a parte mais difícil e mais crucial para o seu sucesso: a execução.

Uma ideia fantástica com uma execução medíocre nunca dá em nada. Por outro lado, uma ideia medíocre com uma execução fantástica pode muito bem dar certo. E é de ideias e execuções fantásticas que surgem as maiores e melhores empresas que conhecemos hoje!

É para ajudar na execução da sua ideia que listei as ferramentas abaixo. Todas são gratuitas (ou pelo menos tem uma versão grátis) e bem fáceis de usar. Aproveite!

Colaboração & Gestão

1. TRELLO

O que é: Plataforma para organizar ideias e fazer gestão de projetos.

Plano grátis: Inclui quadros, listas, cartões, membros, checklists, anexos, tudo ilimitado; Integrações básicas com o Box, Drive e Dropbox; Anexos de arquivo de até 10 MB. É bem completo e até hoje não senti necessidade de atualizar para o pago.

Por que amo: É excelente para organizar ideias de todo tipo e natureza. Uso para tudo: listar ações de marketing, reunir ideias de produto, divulgar internamente o que entrará em cada novo release, acompanhar contas e feedbacks de clientes, etc.

2. SLACK

O que é: Aplicação de comunicação interna para equipes.

Plano grátis: Inclui o histórico de 10k mensagens, integrações, apps nativos para iOS, Android, Mac e Windows e armazenamento de 5GB. Até hoje não senti necessidade de contratar o pago, porque tenho o hábito de salvar arquivos imediatamente e enviar mensagens importantes também por email.

Por que amo: É o melhor sistema de mensagens internas que já usei. Intuitivo, amigável, fácil, funciona em qualquer plataforma. É mais profissional que um grupo de WhatsApp, e mais rápido que e-mail.

3. SEBRAE CANVAS

O que é: Business Model Canvas, ou Canvas de Modelo de Negócio, é uma metodologia validada para ajudar a planejar negócios inovadores. Pode ser usada para criar uma empresa nova do zero e para redesenhar o modelo de negócios de uma empresa existente.

Plano grátis: O app é totalmente grátis e permite o compartilhamento e interação entre usuários. Você pode usá-lo no seu navegador de internet ou baixá-lo para iOS e Android.

Por que amamos: Usei o Business Model Canvas para desenhar o modelo de negócios de minha empresa, e aplaudo o Sebrae por disponibilizar isso de modo fácil para qualquer empreendedor.

4. PIVOTAL TRACKER

O que é: Plataforma de gestão de projetos voltada para a criação de softwares.

Plano grátis: Inclui 3 colaboradores, 2GB de armazenamento e 2 projetos privados. Ótimo para empresas que estão começando.

Por que amamos: Funciona bem para ajudar um time independente a controlar tarefas, permitindo que cada desenvolvedor acesse suas tarefas e atualize o status de progresso.

5. MINDMEISTER

O que é: Ferramenta de criação de mind maps – mapas mentais.

Plano grátis: Inclui até 3 mapas mentais, serve bem para quem usa com pouca frequência.

Por que amamos: Este tipo de ferramenta é excelente para organizar ideias visualmente no começo de um novo projeto, tanto profissional quanto pessoal.

Marketing

6. ADDTHIS

O que é: Conjunto de ferramentas sociais voltadas para aumentar o engajamento de visitantes com o site.

Plano grátis: Inclui ferramentas básicas de compartilhamento, conteúdos relacionados,targeting (chamadas de ação para determinado público) e testes AB com branding (marca AddThis aparecendo) e limitações de quantidade.

Por que amamos: Não basta criar ótimos conteúdos, é preciso incentivar o engajamento do visitante, e uma ferramenta como o AddThis ajuda muito com essa parte.

7. MAILCHIMP

O que é: Ferramenta de envio de email marketing.

Plano grátis: Inclui até 2k inscritos e 12k envios de emails por mês, além de formulários de inscrição, criação de templates e relatórios.

Por que amamos: É a ferramenta de criação de emails mais fácil que já usei, é elegante, tem inúmeras ótimas funcionalidades, e até os planos pagos são bem baratos.

8. THE NAME APP

O que é: Site para checar a disponibilidade de nomes em domínios e redes sociais.

Plano grátis: É totalmente grátis.

Por que amamos: Ao criar um nome para uma empresa, produto ou serviço, você precisa que ele esteja disponível, certo? Nesse site, você consegue ver de uma vez só se o seu nome está livre para ser registrado em .com, .net, .co, .me, Facebook, Twitter, Instagram e Tumbler.

9. SHARE LINK GENERATOR

O que é: Um criador de links de compartilhamento. É diferente do AddThis porque permite criar links com texto de compartilhamento personalizado, sem contar que pode ser usado fora do site – em materiais em PDF e assinaturas de email, por exemplo.

Plano grátis: É totalmente grátis.

Por que amamos: É útil, fácil e grátis. Uso muito em eBooks e outros materiais offline.

10. TYPEFORM

O que é: Ferramenta para criação de pesquisas e formulários no estado da arte.

Plano grátis: Inclui formulários e respostas ilimitadas, e mais um monte de funcionalidades legais.

Por que amamos: Essa ferramenta reinventou o modo de preencher pesquisas. É simplesmente linda, e o plano grátis serve perfeitamente para projetos pessoais ou que não exijam um alto grau de identidade de marca.

11. CLICK TO TWEET

O que é: Ferramenta para promover, compartilhar e rastrear conteúdo no Twitter.

Plano grátis: É totalmente grátis.

Por que amamos: É perfeito para quando você cria uma frase de efeito incrível e quer incentivar outros a compartilharem com um clique.

12. AHREFS

O que é: Ferramenta para rastrear backlinks, palavras-chave, menções e monitorar concorrentes.

Plano grátis: Inclui ferramentas básicas e até 5 resultados por listagem.

Por que amamos: Mesmo no plano grátis, é uma ótima ferramenta para avaliar a saúde do site e monitorar concorrentes.

Atendimento & Satisfação do Cliente

13. OMNIZE

O que é: Plataforma de atendimento multicanal para sites de empresas.

Plano grátis: Inclui os canais chat, voz e vídeo com 30 atendimentos mensais, 1 usuário, 1 departamento, configuração de aparência/textos e relatórios básicos.

Por que amamos: É uma ferramenta única para gerenciar todos os canais de atendimento – até o final do ano, serão lançados planos que integram, além de chat, voz e vídeo, WhatsApp, redes sociais, PABX e email.

14. NPS CALCULATOR

O que é: Ferramenta simples para calcular o NPS – Net Promoter Score, índice usado para medir a satisfação do consumidor.

Plano grátis: É totalmente grátis.

Por que amamos: É só inserir as quantidades de votos para cada pontuação e o site faz o resto. Ótimo para manter um controle mensal manual do NPS.

15. FRESHDESK

O que é: Ferramenta de helpdesk.

Plano grátis: Inclui até 3 operadores e suporte via email, telefone e base de conhecimento.

Por que amamos: O plano grátis supre perfeitamente as necessidades de quem presta suporte via email.

Audiovisual

16. PIXLR EDITOR

O que é: Ferramenta de edição de imagens na web – não é preciso instalar nada.

Plano grátis: É totalmente grátis.

Por que amamos: Para quem não consegue bancar uma licença de Adobe Photoshop, esse app tem as principais funcionalidades necessárias para fazer edições simples em imagens.

17. FREESOUND

O que é: Site para baixar sons.

Plano grátis: Tem uma variedade imensa de sons gratuitos.

Por que amamos: Para quem produz vídeos, é essencial conseguir encontrar sons variados com agilidade. O Freesound resolve esse problema.

18. WIDEO

O que é: Plataforma para criar vídeos profissionais.

Plano grátis: Permite criar vídeos de até 30 segundos com marca d’água Wideo e incorporá-los em sites.

Por que amamos: Confesso que ainda não testei para dizer, mas adorei a ideia e planejo usar em breve.

Outros

19. 10MINUTEMAIL

O que é: Site que cria um email temporário de 10 minutos (inclui caixa de entrada).

Plano grátis: É totalmente grátis.

Por que amamos: É perfeito para fazer análise de concorrência sem usar o seu próprio email ou gastar tempo criando contas de e-mail. Vale usar também para se cadastrar em sites que você já sabe que fazem spam.

20. ZAPIER

O que é: Plataforma para integração de apps e automação de workflows.

Plano grátis: Inclui 5 Zaps (integrações) de 2 passos simultâneas.

Por que amamos: O que o IFTTT é para o iPhone, o Zapier é para o desktop. Conecta apps e automatiza funções que facilitam a vida. Simplesmente perfeito.

21. NEWOLDSTAMP

O que é: Ferramenta para criar assinaturas de email.

Plano grátis: Inclui 1 assinatura criada a partir de um dos templates padrões.

Por que amamos: É útil, tem uma aparência profissional e é fácil de usar. Para times pequenos, cada um pode criar a própria assinatura grátis.

22. TABLES GENERATOR

O que é: Ferramenta que cria códigos de tabelas em várias linguagens.

Plano grátis: É totalmente grátis.

Por que amamos: Muito útil para criar tabelas variadas sem ter qualquer conhecimento de programação.

Fonte: Omnize | Helena Simon Co-Fundadora da Omnize