Edição: 2016

 

A obra varejo competitivo, v.20, traz os seis melhores trabalhos que concorreram ao 20º Prêmio Excelência no Varejo IBEVAR, promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Executivos e Mercado de Consumo (IBEVAR). Cada volume da série Varejo Competitivo é uma coleção de trabalhos acadêmicos com grande potencial de aplicação à realidade brasileira.

São seis capítulos. Dois deles tratam da “tropicalização” da Black Friday, que se destaca pelo interesse do consumidor em ofertas, em tempos de dinheiro escasso. O resultado econômico da agregação da imagem dos grandes eventos esportivos, como os mundiais de futebol e as Olimpíadas, a produtos comercializados pelo varejo; os perfis de idosos que frequentam
shopping centers, que representam um segmento de consumidores crescente no país; as alianças entre empresas na área supermercadista, como forma de racionalizar custos; a relação entre inovação e desempenho econômico, como meio eficiente para superar crises, são abordados na obra.

Este volume da série varejo competitivo dá continuidade a um projeto de publicações de artigos sobre a comercialização de produtos e serviços para o consumidor final. Todos os capítulos incluem bibliografia específica, permitindo que o leitor, seja ele profissional do comércio ou estudantes de disciplinas realizadas ao varejo, se aprofunde nos temas da obra.