‘Gestão de Pessoas frente a era Digital’ foi o tema do encontro dessa quinta-feira

O encontro recebeu Camilo Santos, Coordenador de Comunicação do Magazine Luiza, e Jorge Jubilato, Diretor de Gente & Gestão da rede Pague Menos

O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) realizou nesta quinta (25) o Fórum Gestão de Pessoas frente a Era Digital. Patricia Cotti, Diretora Executiva do IBEVAR, apresentou o Instituto e falou sobre os objetivos e comitês. “Nossa intenção é estar sempre um passo à frente, levar os assuntos dos núcleos para debate e criar e compartilhar conteúdos relevantes”, comentou Patricia.

Em seguida, Camilo Santos, Coordenador de Comunicação do Magazine Luiza e integrante do Comitê de Gestão de Pessoas do IBEVAR, falou sobre o constante crescimento da área. “Se olharmos para trás podemos analisar as revoluções industriais que aconteceram ao longo da história e perceber que apenas após a 4ª revolução presenciamos uma forte conexão entre o físico e o digital”, contou Camilo.

Segundo o executivo, no quesito inovação, algumas empresas se destacam no Brasil. A Nubank, 99 POP, CX Cargo e a BovControl e a própria Magazine Luiza. “Hoje, além do varejo, a Magalu se intitula como uma plataforma digital. Focamos em três pilares, experiência de compra, processos internos e modelo de negócios”, relatou Camilo.

O desafio é fazer com que a tecnologia escale todas as áreas de uma organização. Nesse contexto, outros profissionais passaram a integrar a área de RH, como um B.I., por exemplo, para atender e analisar dados relevantes e que podem contribuir positivamente com a área. Algumas empresas estão revolucionando o mercado com base na análise de dados, dentre elas, Google, Facebook e Tesla.

A Magalu se tornou um case referência no mercado mundial com a utilização do Workplace, aumentando em 88% de aderência no Facebook. “Com a ferramenta, conseguimos uma comunicação linear e integrada de todas as áreas. Além do nosso case, podemos citar outras plataformas digitais que revolucionaram o mercado, como Rappi, Waze, Uber, Yellow, GetNinjas e Blablacar”, compartilhou o coordenador do Magazine Luiza.

Para finalizar, Camilo levantou um debate sobre o papel das máquinas no mercado e as áreas em que elas já passaram o conhecimento orgânico, como matemática, linguística e espacial. “As máquinas estão aí e estão ganhando cada vez mais espaço. É necessário saber se aliar e entender onde as máquinas podem se encaixar no seu negócio”, comentou.

Já em sua participação, Jorge Jubilato, Diretor de Gente & Gestão da rede Pague Menos, questionou como a tecnologia impactava seu negócio. “Somos uma empresa tradicional. Para nós, além da tecnologia, a experiência de compra do consumidor é muito importante. É essencial que ele se sinta acolhido, bem atendido e uma máquina, por exemplo, não terá o mesmo carisma que um atendente de loja. Não podemos perder essa interação com o cliente”, opinou.

Algumas práticas foram implementadas para acompanhar essa mudança digital, mas sem deixar de lado a essência da rede. “Não queremos oferecer apenas remédios para nossos clientes, mas saúde. Para isso, tomamos algumas iniciativas, como um painel integrado do vendedor, para facilitar a consulta de produtos, um tutor virtual para tirar dúvidas em tempo real, entre outros, para facilitar a jornada de compra dos clientes”, relatou Jubilato.

Na área de gestão de pessoas, o executivo da Pague Menos compartilhou as principais ações para engajar os colaboradores. Dentre elas, transformar os colaboradores em operadores de loja, oferecer plano de saúde, escalas organizadas em formato 12×36 e Programa de Excelência Gerencial. Com a nova jornada de trabalho, a rede teve uma economia de R$ 2,4 milhões em 12 meses.

Na segunda parte do evento, os convidados participaram de um painel com os palestrantes Camilo e Jorge, a Diretora de RH da C&C, Silvana Gibrail, e o Supervisor de Atendimento do CIEE, Leonardo Filenti.

Sobre o IBEVAR

O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo – é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo & Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O IBEVAR conta com o apoio de conteúdo do PROVAR/FIA, que auxilia na construção de conhecimento dos associados. www.ibevar.org.br